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Simbologia

O Pavimento Mosaico & a Orla Dentada na Maçonaria

Primeiramente, o que é mosaico? Ao contrário do que muitos já registraram, mosaico não tem origem em Moisés. Conforme a etimologia dessa palavra já confirmou, sua origem é a mesma da palavra “museu”. Mosaico é o trabalho feito através da união de diferentes pedras.
Em Loja, diz-se que o Pavimento de Mosaico, constituído de pedras brancas e pretas, simboliza a diversidade do ser humano, mas sempre levado à dualidade das forças: bem e mal, rico e pobre, sábio e ignorante, saudável e doente, virtude e vício, feliz e triste. Muitos autores concordaram sobre isso. Será que essa é a verdadeira interpretação?
Também se diz que o Pavimento Mosaico está presente em nossos templos porque assim era o piso do Templo de Salomão. Será mesmo verdade?
Outra importante questão sobre o Pavimento Mosaico é quanto ao seu formato. Qual é o correto? Aquele pequeno retângulo na área do Altar dos Juramentos, ou todo o piso da Loja?
Para encontrar as respostas corretas para tais questionamentos, deve-se por um momento esquecer dos nossos Rituais atuais e voltar os olhos para a história:
Mosaicos faziam parte da arte e da arquitetura romana. Tem-se no livro João, Capítulo 19, versículo 13, que os julgamentos do governante romano Pilatos ocorriam em um lugar chamado pelo termo grego de “Litóstrotos”, e em hebraico chamado de “Gabatah”. Litóstrotos significa calçado por pedras, e Gabatah significa pavimento. Plínio utilizava o termo Litóstrotos para se referir a um Pavimento Mosaico.
Lenço com franjas e borlas
Convencionou-se imaginar que o “Santo dos Santos” do Templo de Salomão, por também ser um local de juízo, possuía um Pavimento Mosaico. Essa teoria não tem fundamentos na Bíblia, onde consta que todo o piso do Templo era de madeira de cedro, mas é baseada em uma breve passagem do Talmud, que permite uma interpretação de que os lugares mais sagrados dos templos tinham o Pavimento Mosaico. As escrituras e tradições também dão notícia de que o Santo dos Santos, mais alto do que o restante do Templo, era delimitado por véus com franjas e borlas (almiazar). Franjas e borlas eram usadas em sinal de respeito e devoção na época. Por borlas, entende-se um adorno pendente. Uma herança dessa tradição ainda está presente, por exemplo, nos populares lenços palestinos.
Tapete Pav.Mosaico&Orla Dentada
com Borlas nos 04 cantos
Até o final da Idade Média, não se sabia quais as cores desses antigos Pavimentos Mosaicos. Porém, no século XVI, o Rei Henrique VIII autorizou a confecção de um bíblia em inglês, surgindo então a chamada “Bíblia de Genebra”, por ter sido feita naquela cidade. Essa versão traduzida trazia como novidade diversas ilustrações. Entre elas, a do Templo de Salomão, que era ilustrado com um Pavimento Mosaico de quadrados intercalados em preto e branco. É evidente que não havia outra forma de ilustrar um pavimento colorido, pois a impressão na época era apenas em preto e branco. Porém, com pouco tempo a visão do Pavimento Mosaico do Templo de Salomão em preto e branco firmou-se como realidade. Dessa forma, quando do surgimento dos templos maçônicos, inspirados no Templo de Salomão, o Pavimento Mosaico em preto e branco foi adotado.
Enfim, as cores não tinham a simbologia da dualidade das forças. As cores eram apenas porque essa era a ideia que se tinha do piso do Templo de Salomão. O próprio Mackey, um dos maiores escritores sobre maçonaria de todos os tempos, confessou isso em sua Enciclopédia Maçônica, declarando que, apesar de equivocada, é adequada a interpretação do Pavimento Mosaico como a dualidade entre o bem e o mal.
Você pode estar se perguntando: “E a Orla Dentada?” Essa é uma questão interessante. Quando do registro dos primeiros rituais em inglês, o que era uma orla (borda, margem) com franjas e borlas (adornos pendentes) nas extremidades… tornou-se simplesmente “indented tessel” que, em tradução livre, significa “orla dentada”. Mas o que seria então uma verdadeira “orla dentada”? Trata-se do que hoje vemos sobre o trono do Venerável Mestre, em que a borda da cobertura do trono possui “dentes” com franjas, sendo comum atualmente serem feitos de gesso.
Orla Dentada com franjas douradas

Como se sabe, os primeiros templos maçônicos eram planos e sua ornamentação precária. Por esse motivo, o retângulo onde se encontra o Altar dos Juramentos, o qual simbolicamente representa o Santo dos Santos, não era elevado, o que impedia de se ter uma Orla Dentada real. Por isso, a Orla Dentada precisava ser desenhada ou pintada no chão, ao redor do Pavimento Mosaico. Com o tempo e a forte presença do triângulo na simbologia maçônica, convencionou-se desenhar os “dentes” da orla em formato de triângulos, e assim surgiu o que atualmente se vê na maioria dos templos maçônicos espalhados pelo mundo.

Nos Ritos que adotam o Pavimento Mosaico como um retângulo central, os maçons não devem pisar no Pavimento, a não ser aquele que irá abrir e fechar o Livro da Lei, assim como ocorria no Santo dos Santos, onde apenas o Sumo Sacerdote podia ingressar e para realizar um fim específico relacionado ao GADU. A circulação então é feita em ângulo reto, tendo como parâmetro o Pavimento Mosaico.
Borlas
Já no REAA, prevaleceu o entendimento de que todo o piso do Templo de Salomão era um Pavimento Mosaico, baseado nas ilustrações medievais. Por isso, todo o piso nos templos do REAA é em mosaico alvinegro, e a Orla Dentada, que circula todo o pavimento, está representada pela “Corda de 81 nós”, da qual pendem 04 borlas nos 04 cantos do Templo.
Porém, com a perda de tal compreensão e do conhecimento da origem de tais símbolos, além da influência de outros Ritos, é comum encontrar templos do REAA no Brasil que possuem o Pavimento Mosaico restrito ao retângulo central, constituído também de Orla Dentada, ao mesmo tempo em que vemos a Corda de 81 nós sobre as colunas zodiacais, algo totalmente redundante. Onde se vê Orla Dentada não deveria existir Corda de 81 nós, e vice-versa. Dessa forma, não é de se surpreender com as dezenas de significados inventados para cada um desses símbolos:
Rizzardo da Camino chegou a escrever que o Pavimento Mosaico representa a união das doze tribos de Israel, os dentes da Orla Dentada são os planetas que giram no Cosmos, e que a Corda de 81 nós absorve as vibrações negativas e as transforma em positivas. Castellani preferiu escrever que o Pavimento Mosaico representa a mistura de raças, a Orla Dentada é a união dos opostos, e a Corda de 81 nós representa a comunhão de ideias e objetivos de todos os maçons, tendo suas borlas o papel de representar que a Maçonaria é “dinâmica e progressista”. Não somente discordaram um do outro como suas suposições estavam erradas.

Apesar desses dois grandes autores discordarem um do outro em suas teorias, eles têm algo em comum: criatividade.

Discussão

8 Respostas para “O Pavimento Mosaico & a Orla Dentada na Maçonaria”

  1. Bem ilustratuco o comentario sobra o pavimento mosaico. Veja-se que em relaçao à dualidade entre o preto e o branco há de tomar-se muitas reservas, principalmente quando é dito que o branco representa o, bem e o preto o mal.
    Nota-se que os trajes, terno ou balandrau, maçonicos são na sua essência negros.
    Temos também que mencionar que o negro atrai as energias, enquanto qiue o branco repele,

    diante de tais menções quem verdadeiramente representa o mal ? é o banco ou no preto..
    Logicamente, que a indução está na intenção de quem formula o questionamento., podendfo conduzir ou melhor induzir a crença para uma ou para outra cort assim denominada para fins ilustrativos.

    U importante é ebidenciar ou ressaltar que a existência de um está intimamente lidaga à necessária existência do outrio.

    Para existir o amor necessaria se faZ a existência do õdio. etc. etc.;
    Eis a dualidade existênte em tudo.

    Saudações

    Eros Pontarolli

    Enviado por Eros Pontarolli | 21 de junho de 2012, 21:49
  2. Caro Ir.: Kennyo Ismail,

    Primeiramente digo que concordo com o seu texto.
    Pesquisando a respeito, encontrei o seguinte trecho em um livro:

    “The indented or tessellated border refers us to the planets, which in their various revolutions form a beautiful border or skirtwork round that grand luminary, the Sun, as the other does round that of a Freemason’s Lodge”

    Este trecho está no livro ” The text book of freemasonry: compiled by a retired member of the craft” (http://books.google.com.br/books?id=O0wBAAAAQAAJ&pg=PA61&lpg=PA61&dq=The+indented+or+tessellated+border+refers+us+to+the+planets&source=bl&ots=pwUv0qz0b_&sig=_1WAlqqaND4kVwguhpw3b4iSZJY&hl=pt-BR&sa=X&ei=WFZuUN3eEcjn0QGEsoGYCg&ved=0CD8Q6AEwAw#v=onepage&q=The%20indented%20or%20tessellated%20border%20refers%20us%20to%20the%20planets&f=false).
    Soube que ele consta também em “The Complete Workings of Craft Freemasonry (Lewis Masonic, 1982), 68-69″, porém não pude confirmar…
    Pergunto: Será que não é daqui que o Rizzardo da Camino tirou a afirmação dele que você citou no seu texto?
    TFA
    Ricardo.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Ricardo, espero que não… imagine só se, além da ideia absurda, a mesma tivesse sido tirada de um livro de alguém que desistiu da Maçonaria?

    Enviado por Ricardo Lóes | 5 de outubro de 2012, 3:52
    • Pois é… Também espero que não seja essa a referência usada por ele.
      A propósito, em quais livros constam os citados significados dados por Rizzardo da Camino e Castellani. É que estou fazendo uma pesquisa e gostaria de confirmar a fonte.
      TFA.
      Ricardo

      Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Ricardo, você pode encontrar nos dicionários maçônicos de ambos. TFA.

      Enviado por Ricardo Lóes | 17 de outubro de 2012, 11:52
  3. Será que essa suposta dualidade não é descriminação?

    Kennyo Ismail – Boa pergunta. Não quis entrar nesse mérito pois seria um juízo de valor.

    Enviado por Pedro Vidal Filho | 22 de novembro de 2012, 13:51
  4. Fiquei maravilhado com este trabalho, com certeza tirou muitas duvias
    que tinha até a presente data. Parabens.

    Enviado por Doriel Rodrigues Barbosa | 20 de fevereiro de 2013, 22:22
  5. Artigo excelente. Fiquei feliz em lê-lo.

    Enviado por José Luiz Silva | 4 de julho de 2013, 1:56
  6. Prefiro concordar com José Castellani e Rizzardo, pois ambos dão explicações e significados diferentes para a Orla Dentada, ou Denteada, assim como para a Corda de 81 Nós. Sem deixar de esclarecer que nossos rotuais (REAA), preconizam as duas alegorias. O nosso novo Templo terá as duas alegorias (Orla e Corda). TFA:.

    Kennyo Ismail – Apenas para esclarecer que o texto não é sobre concordar ou discordar com fulano, ciclano ou comigo, e sim sobre a origem e o significado original, dos quais os significados atuais estão bem distantes, além de diferentes entre si.

    Enviado por José Luiz Silva | 4 de julho de 2013, 16:44
  7. Na verdade estou procurando adquerir um tapete nas dimenções originais. Como fazer e o valor. Pertenço a LOJA Fraternidade Vale do Parnaíba, nº 15 Grande Loja do Piauí

    Enviado por Bernardo Cardoso Junior | 12 de outubro de 2013, 23:17

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