//
você está lendo...

York x Emulação

A ROSA-CRUZ MAÇÔNICA

Pouca gente sabe, aliás, são poucos até os maçons brasileiros que sabem, mas a Maçonaria possui uma Ordem Rosa-Cruz interna, restrita a Mestres Maçons.
Isso mesmo, seu nome é Societas Rosicruciana e funciona como uma Ordem dentro de outra Ordem. É oficialmente um Corpo Maçônico de Convite, ou seja, não adianta apenas ser maçom e possuir os requisitos se você não for convidado. A Societas é administrada em nível nacional por um Grande Conselho, o qual é presidido por um “Supremo Mago”. A dos EUA (Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis – SRICF) foi fundada em 21/09/1880 pela Societas da Escócia, a mais antiga do mundo, e funciona como um Corpo Anexo do Rito de York.
A Societas Rosicruciana tem seus ensinamentos divididos em 09 graus, como muitas das demais instituições Rosa-Cruzes tradicionais. Os graus têm as seguintes denominações:
PRIMEIRA ORDEM: I – Zelator, II – Theoricus, III – Practicus, IV – Philosophus;
SEGUNDA ORDEM: V – Adeptus Minor, VI – Adeptus Major, VII – Exemptus Adeptus;
TERCEIRA ORDEM: VIII – Magister, IX – Magus.
O nono grau é restrito ao Supremo Mago e seus dois substitutos, mas também concedido pelo Supremo Mago a outros como uma distinção honorária.
A Rosa-Cruz Maçônica chegou recentemente ao Brasil através da SRICF (Societas dos EUA), com a criação de Colégios no Brasil, tendo o ingresso aos seus quadros restrito aos Mestres exaltados ao grau de Maçom do Real Arco e regulares perante o SGCMRAB – Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil.
Se a Societas Rosicruciana é um mistério até para a maioria dos maçons, o que menos ainda se pode mensurar é sua influência na história das Sociedades Secretas. Para se ter uma ideia, três membros da Societas da Inglaterra, Woodman, Westcott e Mathers, fundaram em 1888 a famosa Golden Dawn, com estrutura e rituais baseados na Rosa-Cruz Maçônica.
Por meio das Societas, a Maçonaria tem dado sua parcela de contribuição para a manutenção dos ensinamentos e filosofia rosacruciana.

Discussão

19 Respostas para “A ROSA-CRUZ MAÇÔNICA”

  1. A Societas Rosicruciana pertence apenas ao Rito de York Americano ou está presente também no Ritual de Emulação?
    Desde já agradeço
    Meu TFA e Paz Profunda

    Enviado por Renato Cardoso | 2 de junho de 2011, 0:52
  2. É notório que a base litúrgica, bem como outras influências maçônicas-rosacrucianas da Golden Dawn teve sua base na Societas Rosicruciana.

    1 Completando a pergunta do Renato, se o Maçom não possuir o referido grau do Rito de York já era?
    2 A Societas Rosicruciana visa o estudo teúrgico?

    Excelente!

    T F A

    Enviado por Rafhael Guimarães | 2 de junho de 2011, 4:12
  3. Meus Irmãos Rafhael e Renato,
    A Societas é tida nos EUA Corpo "Anexo" do Rito de York. Como o termo mesmo indica, é um Corpo independente, apenas ligado, relacionado com o Rito de York, e não pertencente ao mesmo.
    Além de Mestre Maçom regular, outros requisitos podem ser exigidos em cada Societas. No caso do Brasil, achou-se por bem também exigir o Grau de Maçom do Real Arco, visto que esse grau conclui os ensinamentos do grau de Mestre Maçom.
    TFA,
    Kennyo Ismail

    Enviado por Kennyo Ismail | 2 de junho de 2011, 14:13
  4. Prezado Ir. Kennyo,

    O mano saberia me dizer se tanto os corpos filosóficos do Rito de York e a Societas Rosicruciana estão abertos à todas as potências regulares do Brasil (ou seja, GOB, CMSB e COMAB) ou apenas ao GOB e às poucas Grandes Lojas reconhecidas pela UGLE?

    TFA

    Enviado por Roberto Sarti Côrtes .'. | 3 de junho de 2011, 12:48
  5. Meu Irmão Roberto,
    Os Corpos do Rito de York (Capítulos do Real Arco, Conselhos Crípticos e Comanderias Templárias), assim como a Rosicruciana, aceitam membros do GOB, CMSB e COMAB, conforme os estatutos nacionais e com a devida ciência dos órgãos internacionais, sediados nos EUA.
    Os Corpos Superiores são independentes das Obediências Simbólicas, havendo apenas reconhecimento entre eles. Sobre esse assunto, indico a leitura do texto sobre "Reconhecimento e Regularidade" aqui no blog.

    TFA,
    Kennyo Ismail

    Enviado por Kennyo Ismail | 3 de junho de 2011, 13:53
  6. Postei uma resposta, vi que tinha escrito algo errado, acabei removendo e esqueci de postar de novo… rssss

    Mano Kennyo, obrigado minha resposta! Minha dúvida se originou devido aos problemas que vemos nos corpos filosóficos do REAA e se isso se estendia de maneira análoga aos corpos filosóficos do Rito de York.

    O tópico sobre Regularidade & Reconhecimento eu já havia lido! Muito bom por sinal! Entretanto, eu aprendi sobre as questões de Regularidade & Reconhecimento "na marra"…

    TFA!

    Enviado por Roberto Sarti Côrtes .'. | 6 de junho de 2011, 12:29
  7. ACHO QUE ENCONTREI O QUE QUERIA. MUITO BOM.

    Enviado por PAULUCCI ONX MAKER | 14 de junho de 2011, 1:37
  8. OLA IR.´.

    ACHEI MUITO PARECIDO OS GRAUS COM AS DA A.´.A.´., TEM ALGUMA LIGAÇÃO?

    T.´.F.´.A.´.

    SÉRGIO CIARALLO

    Enviado por SÉRGIO CIARALLO | 31 de outubro de 2011, 2:00
  9. Participando do blog;
    Nobre Sérgio, saudações!

    A Astrum Argentum que foi fundada por Aleister Crowley tem seus ensinamentos, graus, estrutura e etc, ou seja, toda a sua base ligada a saudosa Golden Dawn a qual Crowley foi um dos maiores membros.

    Essa última por sua vez herdou os ensinamentos maçônicos e rosacruzes da Societas como propriamente dito no texto, no tocante a Rosa+Cruz esses graus (tanto da societas como da AA) aludem a tradição Rosacruciana.

    SFU

    Enviado por Rafhael Guimarães | 4 de novembro de 2011, 0:04
  10. Amigos, Paz Inverencial!
    Todos sabem que o grande ‘G’ de Gnose há muito tempo deixou de existir tanto na Maçonaria quanto nas escolas Rosacruzes atuais; Penso eu: pobres e insignes Maçons Gnósticos do passado que deram seu sangue e suas vidas pelo Magnus Opus, foram grandes reis e grandes mestres do exemplo e da disciplina (Beethovem, A.K.H.; S.A.W…). Diferente é agóra na nossa atualidade: Qualquer um vira maçon, pois nela estão os gananciosos políticos (Doutores da lei, discípulos da má vontade), os fundadores de igrejas e crenças pseudo-cristãs (os Caifazes vituperadores) e também os ateus empresários (donos e criadores do dinheiro) adoradores de Mamom, sempre buscando incansavelmente e eternamente atrair n’um siclo vicioso aquelas horríveis 30 moedas de prata… Os Gnósticos e também os Maçons autênticos sabem que a Grande Palavra perdida (o verbo) só pode ser pronunciada por quem a encarnou e que a mesma palavra não tem valor nenhum na boca de um profano (iniquo). É notório que as confrarias atuais trocaram e inverteram os papéis de Jubala, Jubalo e Jubalum com o do Mestre construtor do templo de Salomão… É óbvio que e porisso que atualmente não se conhece um único M. Maçon e muito menos nenhun M. Rosacuz…

    Kennyo Ismail – Paulo Tadeu, creio que devemos buscar o “caminho do meio” e evitar julgamentos generalizados. Há ordens sérias e obediências sérias que procuram fazer seu trabalho, contribuindo para a evolução de seus membros. Se acreditarmos que tudo que é atual não presta, e apenas o que passou valia algo, então estamos enterrando o princípio evolutivo, e isso é temerário.

    Enviado por Brain | 23 de maio de 2012, 3:36
    • Amigo e Ir.´., Te garanto que Samael Aun Weor nunca foi iniciado na maçonaria em sua última existência

      Kennyo Ismail – Prezado Ir.´. José Raimundo, acho que houve alguma confusão aqui, visto que este texto não menciona Samael Aun Weor. Aliás, ele não é mencionado em nenhuma parte deste blog. Creio que você publicou um comentário no blog errado.

      Enviado por Joé Raimundo Pinto Amorim | 21 de março de 2015, 7:36
  11. kennyo, tenho aprendido muito com seu blog, porem gostaria que me orientasse um pouco mais sobre este tema.
    alem de nossa augusta ordem tambem faço parte da ROSA CRUZ – AMORC e ao ler seu comentario sobre a rosa cruz maçonica fiquei muito feliz. gostaria de saber se o acesso a esta ordem é apenas para mestres maçons do rito de YORK ou se possivel tambem para os do REAA? se for, exite essa ordem no Rio de Janeiro,onde? E se nao for, poderia eu frequentar tambem o rito de York junto ao com o REAA, e um dia chegar a ter os requisitos basicos para adentrar o ordem rosa cruz.

    gostaria de dizer que lhe conheci atraves de uma palestra na loja “Acacia da tijuca- GOIRJ” e desde aquele dia você vem me orientando muito com sua sabedoria.

    muito obrigado por tudo e parabens pelo belissimo blog!

    TFA;
    cristiano campos.’.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Cristiano, obrigado pelo comentário e pelas palavras de apoio. Há um interessante texto aqui no blog sobre as Ordens Rosacruzes, chamado “A Tradição Rosa-Cruz e suas Ordens”. O ingresso na Societas Rosicruciana no Brasil é restrito a Maçons do Real Arco regulares no Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil. O ingresso no Real Arco é aberto a todos os Mestres Maçons Regulares brasileiros. Há um importante Colégio da Societas Rosicruciana no Rio de Janeiro. A participação nos Graus Superiores de um Rito não interfere na participação de outros Ritos. Estou à disposição. TFA. Kennyo Ismail

    Enviado por CRISTIANO CAMPOS | 16 de julho de 2012, 19:27
  12. Sou maçom do gob,Grau 33,reaa,como devo proceder para entrar na sociedade rosacruz maçonica ,devo ser iniciado no real arco primeiro e ser convidado ?

    Enviado por fleming do valle munksgaard | 1 de fevereiro de 2013, 23:41
  13. A Ordem Rosacruz (AMORC) não é o único grupo rosacruz que existe no mundo,não!!! Existem concorrentes sérios, como a FRATERNIDADE ROSACRUZ, o LECTORIUM ROSICRUCIANUM, a CONFRATERNIDADE DA ROSA+CRUZ, a ORDEM KABBALÍSTICA DA ROSACRUZ, a ANCIENT ROSAE CRUCIS e tantos outros que se encontram espalhados nos 4 cantos da terra.

    Kennyo Ismail – Henrique, por favor, leia esse artigo antes que trata das Ordens Rosacruzes: http://www.noesquadro.com.br/2012/01/tradicao-rosa-cruz-e-suas-ordens.html

    Enviado por Henrique | 28 de setembro de 2013, 20:31
  14. Muito interessante descobrir que existe uma organização R+ dentro da maçonaria, isso me estimula ainda mais nos estudos maçônicos.

    Enviado por Acauã Silva | 1 de novembro de 2013, 10:00
  15. Fiquei feliz ao ler esse post, pois há muito tempo estava pesquisando e procurando sobre a SRIA. Há algum site em português sobre esse Colégio?
    Se não, como faço para ter contato direto?
    Há algum grupo da SR em Curitiba?
    Aguardo respostas.
    TFA

    Kennyo Ismail – Ir.´. Julio, em Curitiba há um Colégio regular jurisdicionado a SRCF (EUA). Para ser elegível, deve-se ser Mestre Maçom de Obediência Regular do Brasil (GOB, CMSB, COMAB) e Maçom do Real Arco regular no SGCMRAB.

    Enviado por Julio Lussari | 27 de novembro de 2013, 12:35
  16. Bom dia meu Irmão. Interessante como as coisas vêm a nós no momento certo. Obrigado Irmão Kennyo por esses esclarecimentos.Um fraternal abraço.

    Enviado por Inácio de Loiola | 13 de novembro de 2015, 11:29
  17. Pertenço a gleb e gostaria de saber se posso ter conhecimento junto a vocês sou grau30 do reaa

    Kennyo Ismail – Meu Irmão José Matias Filho, como o post explica, para ingressar é necessário ser Maçom do Real Arco. Como você mencionou ser da GLEB, há um Capítulo de Maçons do Real Arco que funciona nas dependências da mesma. Inclusive, haverá iniciações nesse Capítulo no próximo dia 05 de Dezembro, se não me engano. Sugiro entrar em contato com o Irmão Santo Ádamo ou Társis Pinchemel para maiores explicações. TFA.

    Enviado por jose matias filho | 22 de novembro de 2015, 16:45
  18. Gostaria de saber um pouco mais sobre essa Rosacruz Maçônica, mas pelo que eu vi a matéria de esgota aí..

    Enviado por ANTONIO A OLIVEIRA | 28 de maio de 2016, 20:50

Post a Comment

AdSense

Arquivo Mensal