//
você está lendo...

Simbologia

A LETRA "G" NA MAÇONARIA

Qual o significado da letra “G” comumente presente no centro do Esquadro & Compasso?
Vários autores apontam vários significados, muitos dos quais absurdos: God, GADU, Grande Geômetra, Ghimel, Gama, Geração, Gênio, Gnose, Gomel, Glória, Gibur, Gibaltrar, etc.
Há ainda aqueles autores que, sem conseguirem se aprofundar na pesquisa sobre o tema, preferem afirmar que o verdadeiro significado do “G” é um grande mistério maçônico, talvez nunca revelado. Uma desculpa um tanto quanto poética.
A letra G é um daqueles tantos símbolos que sobrevivem aos séculos mas, infelizmente, perdem seu significado original, ganhando vários outros significados ao longo do tempo. E vez ou outra, um desses significados novos prevalece, sepultando de uma vez por todas o original.
Séculos atrás, conhecimento era algo raro, reservado a pequena parcela da população, restrito aos poucos com berço ou condições financeiras para tanto. Naqueles tempos, a Geometria era tida quase como uma ciência sagrada, mãe da arquitetura e da construção, sem a qual as Catedrais não podiam ser planejadas e concluídas. As crianças não aprendiam Geometria nas escolas, como ocorre atualmente. Apenas aqueles que trabalhavam com construções aprendiam tais lições. Em resumo, a Geometria era a ciência do maçom operativo, uma ciência que os distinguia dos demais, que tornava possível a execução da Arte Real, que levanta templos às virtudes.
A presença do “G” no Templo é representativo da Geometria como a ciência maçônica; como foco do estudo, conhecimento e prática do trabalho maçônico; e principalmente como origem da Arte Real, base para o uso de todas as ferramentas do maçom. Esse significado pode ser comprovado em todos os antigos Catecismos Maçônicos que se tem conhecimento.
A letra “G” definitivamente não é “God” ou qualquer outro nome relacionado ao Grande Arquiteto do Universo. Apenas nas línguas anglo-saxãs, a palavra referente a Deus começa com “G”, enquanto que o uso do “G” também sempre constou nos países de línguas latinas. Se “G” fosse God (inglês e holandês) ou Gott (alemão), então nos países como França, Espanha, Itália e Portugal utilizariam um “D”: Dieu (francês), Dios (espanhol), Dio (italiano) e Deus (português). E isso não aconteceu e não acontece, nem nesses países e nem nos que adotam as línguas latinas. Já a palavra “Geometria” mantém sua letra inicial tanto nas línguas anglo-saxãs como nas latinas: Geometry (inglês), Geometrie (holandês e alemão), Géométrie (francês), Geometría (espanhol), Geometria (italiano e português).
O surgimento de novos significados para o “G” foi surgindo entre o século XVIII e XIX, quando os intelectuais-maçons da época, achando a simbologia maçônica de certa forma simplista, começam a inventar significados considerados por eles mais profundos e adequados para os símbolos maçônicos e pegar emprestado símbolos de outras fontes (astrologia, alquimia, cabala, templários, etc), criando novos rituais e ritos.
Ao indicar num mesmo ritual que uma única letra tem 07 diferentes significados, não relacionados entre si, os “sábios da maçonaria” daquela época, assim como os de hoje, revelam uma informação importantíssima a todo maçom estudioso: na tentativa de “florear” nossa simbologia, se mostram grandes incoerentes.
Sim, “G” é apenas “Geometria”. Pode não parecer muita coisa hoje, mas na época era. 
Espero que o próximo maçom a se aventurar em escrever sobre o “G” na Maçonaria não subestime a inteligência de seus irmãos. Não basta apenas pegar o dicionário, abrir no “G”, selecionar algumas palavras legais e depois filosofar um pouquinho sobre elas. É exatamente assim que perdemos a nossa história.

Discussão

34 Respostas para “A LETRA "G" NA MAÇONARIA”

  1. Tio Kennyo Ismail, sou um leitor de seu blog, o conheci através do site de Marcelo Del Debbio. Agradeço pelo trabalho em divulgar de maneira correta e simples os seus textos e trabalhos, digo simples pois desmistificam diversas coisas, símbolos, nomes e ideias que os próprio Maçons não entendem e acabam, como você mesmo diz, perdendo a essência e a ideia primária da simbologia e dos nomes. Sou um DeMolay, como você deve ter percebido pela maneira de tratamento.

    Ao ler esta publicação me lembrei de algums fatos que ví durante o uso de algums templos maçônicos. Eu mesmo tinha a ideia de que o G representava Deus. Sou de Natal, Rio Grande do Norte e percebi que em um templo do GOB, no oriente, onde o Venerável senta-se logo acima dele tem o "Olho que tudo vê" e mais acima, geralmente uma região enfeitada tem um triângulo. Em um templo do GOB eu ví esse triângulo com o nome Deus, em um templo do GOIERN eu ví YOD, Não sei o que síginifica este último, mas pela similaridade com GOD ajudou a reforçar a minha ideia de ser mesmo Deus. Será que o senhor pode comentar ou criar algo falando sobre tais representações? Explicando porque o GOB, a mais antiga potência do Brasil passou a usar Deus e o do porque YOD nos GOI.

    Obrigado e que o GADU o abençôe dando-lhe oportunidades de fazer o melhor.

    Enviado por Pablo Ronney Queiroz | 2 de novembro de 2011, 17:54
  2. Pablo, os templos que você viu provavelmente são de Lojas que adotam o Rito Escocês, então os templos estão decorados conforme o Ritual determina, ou seja, estão corretos perante o ritual. Esses símbolos passaram a ser utilizados em substituição ao G, a partir do momento em que o G ganhou esse novo significado relacionado ao Grande Arquiteto do Universo. Mas você, como DeMolay, não deve se preocupar com isso, pois nenhum desses símbolos faz parte da decoração oficial da Sala Capitular da Ordem DeMolay.
    Que o Pai Celestial ilumine você e o trabalho de seu Capítulo.

    Kennyo Ismail

    Enviado por Kennyo Ismail | 3 de novembro de 2011, 1:19
  3. Ir.'.
    A propósito da letra G inserido como símbolo,comungamos de idêntico ponto de vista,como vista a partir das língua românicas(D)
    Por outro lado sabemmos que em 1776,citado por Mackey revela igual sentido sensato:Geômetra
    SSS
    Teixeira
    Obr de Trento(Adonhiramita)

    Enviado por JATeixeira | 3 de novembro de 2011, 13:24
  4. Irmão Teixeira,
    Estou aqui com minha Enciclopédia de Mackey aberta, talvez a obra mais completa já escrita sobre Maçonaria. Há extenso texto dedicado a letra "G", o qual usei como uma das referências bibliográficas, assim como Dr. Oliver, Albert Pike, Jay Kinney e outros. Nesta obra, Mackey se refere ao "G" com o significado atual de "God", mas informa seu significado original de "Geometria", a quinta ciência, citando ótimas fontes.
    Já quanto ao ano de 1776, seria impossível, visto que Mackey nasceu em 1807.
    Obrigado pelo contato.

    Kennyo Ismail

    Enviado por Kennyo Ismail | 3 de novembro de 2011, 14:09
  5. G, não seria de Gerator… por isso ostentado com orgulho na lapela???

    Enviado por Norton | 15 de novembro de 2011, 18:34
  6. Norton,
    Conforme as antigas instruções, não. Conforme as antigas instruções e rituais, significa Geometria. O resto foi invenção, inovação, aberração, seja qual o nome quiserem dar, que foram surgindo com o tempo.

    Enviado por Kennyo Ismail | 17 de novembro de 2011, 0:06
  7. Muito interessante as críticas do Irmão, mas senti falta das referências bibliográficas para as contestações, de tal forma que pudéssemos formar um juízo sobre o tema.

    Enviado por Carlos Dutra | 27 de novembro de 2011, 16:28
  8. Irmão Carlos, em se tratando de um blog, publico posts que são textos informais e curtos, apenas comentários sobre algum tema para a reflexão dos irmãos. Quando publico artigos em outros veículos, aí sim eles contam com as devidas citações e referências e são mais longos. Como já escrevi em outros comentários, cada post aqui é fruto de extenso estudo, pesquisa e bibliografia, e daria para escrever livros inteiros para muitos desses temas. Mas a intenção aqui é apenas comentar os temas de forma breve e informal, de forma a colaborar com a reflexão dos Irmãos.
    A todos os Irmãos interessados nas referências bibliográficas de algum texto específico, tenho atendido com atenção e paciência fraterna por e-mail.

    Kennyo Ismail

    Enviado por Kennyo Ismail | 27 de novembro de 2011, 17:11
  9. Não sou macônica, claro. Maçons não aceitam mulheres. Tenho curiosidade sobre a letra G, por motivo de estudo apenas. A letra G também é visivel em alguns alto relevos maias. Coincidencia? Também significaria Geometria? Creio que não. No caso a relação G- Geometria seria apenas uma forma de resguardar o verdadeiro simbolismo da Letra G para a Maçonaria, o que com certeza vou respeitar. Apenas queria saber, pelo motivo acima, ou seja maias também conheciam a letra G. …

    Kennyo Ismail – Maria Alice, um mesmo símbolo tem diferentes significados para diferentes culturas, épocas e civilizações. Muitas vezes, significados até opostos. Um exemplo claro é a cruz suástica, símbolo milenar e compartilhado por diferentes povos em diferentes épocas com diferentes significados. Seu significado para os budistas era diferente do que para os nazistas, que por sua vez era diferente do que para os índios navajos dos EUA.
    No tocante aos maias, sendo você uma estudiosa, sabe que os maias tinham seus próprios alfabetos, cujas letras nada parecem com as de nosso alfabeto. Sendo assim, você está se referindo a algum símbolo maia que se parece, se assemelha, lembra por sua forma a letra “G” de nosso alfabeto, e não que a letra G é visível em relevos maias. Só aí já há uma grande diferença. Se um mesmo símbolo tem significados distintos para povos e épocas distintas… imagine símbolos distintos? Um é desenho, o outro é letra.
    Sobre o símbolo maia não posso dizer nada, pois não sou especialista. Já sobre a letra G na Maçonaria, posso garantir que o significado real é o contido no texto. Se fosse um segredo, seria mais fácil eu simplesmente não escrever sobre o assunto.

    Enviado por Maria Alice | 27 de abril de 2012, 1:23
  10. Prezado Ir.’. Kennyo, primeiramente quero parabenizá-los pelos excelentes textos sobre a Maçonaria. Quanto a letra G, a maioria dos IIr.’. de minha Loj.’. entende que seria referente a Gnose, favor emitir seu comentário. T.’.F.’.A.’.

    Kennyo Ismail – Meu Ir.’. José Carlos, creio que o texto já emite minha posição com base em diversas pesquisas e estudos: o significado ORIGINAL da letra G na Maçonaria é Geometria. Todos os demais são inovações posteriores nos diversos Ritos e versões de rituais que foram surgindo.
    Um exemplo claro é a obra exposta por Prichard, de 1730, onde consta sobre o grau de Companheiro a instrução:
    P – O que o G denota?
    R – Geometria, ou a quinta ciência.

    Outro exemplo é no diálogo entre Simon and Philip, de 1740, consta:
    Phil – O que o G significa?
    Simon – Geometria.

    Enfim, é o significado original que consta nas duas Enciclopédias Maçônicas respeitadas: de Coil e de Mackey. O resto é invenção posterior, modernização da Maçonaria.

    Enviado por José Carlos Cavalcante | 29 de abril de 2012, 12:52
  11. Prezado Ir.’. Kennyo, agradeço o envio das informações. T.’.F.’.A.’.

    Enviado por José Carlos Cavalcante | 30 de abril de 2012, 23:41
  12. muito bom , gostei da expricação faz sentido…

    Enviado por Rozenildo Custodio | 20 de outubro de 2012, 2:18
  13. Eu de novo aqui Kennyo. Meu comentario hoje é mais breve que os demais que escrevi. Alguem já observou que no interior da leta G pode abrigar perfeitamente um feto humano? olhe no interior da letra G no modelo maiúsculo e visualize um feto de cabeça para baixo e na “abertura” a saida do cordão umbilical. Pode parecer outra de minhas “viagens” como você disse Kennyo em outros comentários meus; mas pode não ser simples coincidência, pode sim ser proposital; para mostrar que o homem proveio do centro do cenário “maçonico” .

    Kennyo Ismail – Célio, não duvido de você… mas escrevi um G numa folha em branco aqui e passei mais de 1 hora tentando ver o feto humano e não consegui. Até tomei umas latinhas de cerveja pra ver se melhorava minha capacidade de abstração, mas nem assim consegui ver o feto! O que você toma para conseguir??? Será que se eu mudar o estilo da letra eu também conseguirei? Ou tem que ter um “dom” especial para isso? O que você consegue ver em outras letras do alfabeto? Você vê o São João na letra “i” maiúscula? O planeta terra na letra “O”? E nas nuvens, você já tentou? Parece que são mais fáceis…
    Célio, não quis ser rude, mas sim ilustrar que, quando alguém quer ver algo, ninguém pode impedi-lo. A questão é que é uma teoria que foge da razão, a partir do momento que nenhum autor sério de Maçonaria registrou esse significado e nenhum ritual antigo ou mesmo moderno dá esse entendimento.

    Enviado por celio machado | 24 de outubro de 2012, 0:55
  14. muito bom ir: ., TFA

    Enviado por Alexandre Leitão | 30 de outubro de 2012, 20:26
  15. ÓTIMO!!!

    Enviado por Carlos Magno Coutinho | 30 de outubro de 2012, 20:30
  16. É preciso aprofundar-se nos estudos!!!

    Enviado por Jose Carlos Andre Silva | 21 de novembro de 2012, 18:40
  17. Muito bom, gostei muito ate hoje eu acreditava que a letra ( G ) se derivaria de genesis, mas como é bom se aprofundar você começa a saber um pouco mais das coisas achei este artigo muito interessante.

    Enviado por Eduardo Henrique de Souza Bina | 8 de abril de 2013, 21:17
  18. gostei muito desta explicação, até hoje eu pensava que a letra ( G ) viria de genesis da bíblia .

    Enviado por Eduardo Henrique Souza Bina | 9 de abril de 2013, 0:20
  19. Valoroso Ir.’. Kennyo. Tenho lido alguns artigos falando da letra “G”. Gostei das suas afirmações. Poderia por favor falar a respeito de gnose? que muitos referem à letra e é um dos gruandes mistérios da maçonaris.
    TFA.

    Kennyo Ismail – Gnose é o estudo dos mistérios espirituais, a busca do conhecimento espiritual, a crença da superioridade do espírito sobre a matéria e as práticas que levam a uma maior espiritualização do indivíduo. Ou seja, é algo bastante amplo, que permite discussões sobre o que está dentro ou fora. Por esse ponto de vista, muitas práticas religiosas são consideradas gnósticas.

    Enviado por Marcos | 6 de maio de 2013, 20:36
  20. a letra "G" significa Gregos… em toda escrita.

    Kennyo Ismail – Claro! Mais especificamente daquele iorgute da Nestlé! E em toda escrita, né? Assim, quando lemos, por exemplo, a palavra “garganta”, na verdade, significa “gregosargregosanta”!!!

    Enviado por Anônimo | 31 de maio de 2013, 3:39
  21. e preciso aprofundar sim nos estudo, mas e precisso de uma força a mais para … quero poder conversa mais pois admiro o trabalho e vi a verdadeira historia

    Enviado por marcel | 19 de junho de 2013, 11:01
  22. Ir.´. Kennyo Ismail, Parabéns e obrigado pelo trabalho realizado. Tenho alguns trabalhos em mãos e a maioria deles relatam justamente estas inovações. como C.M. estou iniciando meus estudos e pode ser perigoso o aprendizado equivocado dos temas importantes, afinal, como edificar um templo com colunas tortas, não é? Apreciei vosso trabalho e gostaria, se possível, receber mais informações sobre o aprofundamento deste tema. Grato! T.F.A.

    Enviado por Ervino Siebel Neto | 25 de julho de 2013, 14:11
  23. Sempre haverá um novo significado, pois trata-se da expansão da inteligência a vagar pelos infinitos significados. Dê um jarro de água a um assassino, e ele verá sangue. Dê um jarro de água a um sábio, e ele verá a seiva da vida…

    Kennyo Ismail – Sim. Você disse tudo. Pro assassino é um. Pro sábio é outro. Pro camponês é outro. Pro nômade é outro. Pra cada grupo, um significado. Mas seria incoerente o assassino ver todos os significados, correto? Da mesma forma é na Maçonaria. O “G” na Maçonaria tem UM SIGNIFICADO, que é GEOMETRIA. Os outros que qualquer um veja, não são pelo olhar maçônico, mas por qualquer outro olhar. NA MAÇONARIA, o G é Geometria. Em outros lugares pode ser o que quiser.

    Enviado por Hermes Mercúrio Trimegistos | 13 de agosto de 2013, 23:01
  24. Muito bom! (:

    Enviado por Renan Miranda | 13 de setembro de 2013, 17:21
  25. Estimado ismail,

    Venho primeiramente, parabenizá- lo pela inicativa do blog e pela sua dedicação à bela causa da desmitificação da Grande ordem. Sou filho de maçon e acho muito interessante tudo o que envolve a Doutrina. Portanto, segue um questionamento: Já que o G significa a Geometria, qual é a dimensão de importância de tal ciência na maçonaria, haja vista que o mesmo se encontra no centro de um dos principais simbolos maçônicos, mesmo entendendo que toda essa simbologia busca referências ao trabalho dos Pedreiros, arquitetos e todos os construtores da nossa humanidade. Explique, por favor tamanha importância dessa ciência.

    Abraços fraternos.

    Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Romeu Bruno, o G é uma das heranças que recebemos dos maçons operativos, como muitas que temos nos graus simbólicos e em outros graus. Para os operativos, a Geometria era a ciência do trabalho, era o ganha-pão, o que os diferenciava dos demais e permitia construir catedrais góticas, arcos gigantescos, etc. Sem a geometria, tais obras seriam impossíveis. Para nós essa importância ficou simbólica.

    Enviado por Romeu Bruno | 14 de novembro de 2013, 12:09
  26. Maçonaria me perdoem mas não passa de mais uma seita satânica.

    Kennyo Ismail – Tá perdoado pela ignorância e a blasfêmia.

    Enviado por Daniel | 1 de dezembro de 2013, 20:56
  27. A Letra G na Maçonaria,IR.: Kennyo, muito esclarecedor seu relato com relação ao significado da Letra G na maconaria,sou companheiro maçon, e gostaria apresentar este seus relatos em nossa oficina, e gostaria de saber de que cidade o IR.: é e qual seu grau na maçonaria.
    Obrigado

    Kennyo Ismail – Ir.´. Eloi, apenas pedimos que seja citado o autor e fonte. Você pode ver um resumo do currículo maçônico no seguinte link: http://www.noesquadro.com.br/autor

    Enviado por Eloi Treter C.:M.: | 5 de janeiro de 2014, 20:14
  28. Caro Ismail, tenho uma dúvida; Um profano, que por partes de outros souber de alguns segredos, chaves importantes, de alto grau, e resolver publicar ou comentar, será nele aplicada alguma regra ou lei por parte da Ordem ou a regra só se aplica aos iniciados?

    Kennyo Ismail – Como qualquer outra organização, as regras maçônicas só alcançam os seus membros.

    Enviado por Hiran Abiff | 18 de fevereiro de 2014, 14:32
  29. Acho que devemos lembrar, que antes de um simbolo maçônico, é o simbolo da arquitetura, onde sua base é a geometria. A maçonaria tomou com simbolo por valorizar arquitetos e pedreiros, onde quase todos os maçons eram arquitetos, mais nem todos os arquitetos eram maçons. É natural que se tenha usado esse sinificado de que é Deus, pois como diz o cara q comentou logo abaixo: 'Sempre haverá um novo significado, pois trata-se da expansão da inteligência a vagar pelos infinitos significados'. Antigamente a inteligência era muito valorizado, e entender de geometria, era ser sim uma pessoa muito inteligente, muitos filosofos, pintores e mesmo musicos da epoca, se obrigavam a estudar ao menos um pouco de geometria, era um estudo muito restrito, e não era como diz o texto ensinado nas escolas de ensino fundamental ou medio como agora.

    Enviado por Nathaly Baptista | 8 de abril de 2014, 17:22
  30. Como se tornar um maçom ?

    Enviado por Marcos Silva | 2 de julho de 2014, 17:44
  31. * Kennyo Ismail, bom dia…Meu nome é Julimar sou maçom da Loja Maçonica Inconfidéncia Nº 64 oriente da Cidade de Teofilo Otoni Minas gerais, e gostei muito das sua colocações sobre o “G”…Sou Maçom há 23 anos de iniciados e sou do grau “14″ e nunca vi uma resposta tão bela quanto a sua, nossa loja estyda muito sobre isoterismo, que vc sabe muito bem que a Maçonaria ele querendo ou não ela é isoterica…parabéns pela sua capacitação de entender a maçonaria…T.’.F.’.A.’. a todos…

    Enviado por Antonio julimar | 29 de julho de 2014, 11:45
  32. Muito instrutivo, me interesso pelo assunto.

    Enviado por Pedro Paulo | 12 de agosto de 2014, 20:39

Post a Comment