//
você está lendo...

Maçons ilustres

MAÇONS ILUSTRES: HARRY TRUMAN

Nascido em 1884, em Kansas City, Missouri, foi iniciado na Maçonaria em 9 de fevereiro de 1909, na Loja Belton #450, cidade de Belton, também no Missouri. Em 1911, Truman serviu como primeiro Venerável Mestre da recém-fundada Loja Grandview #618. Em 1940, o irmão Truman foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Missouri, e serviu até 01 de outubro de 1941. Maçom participativo junto à Ordem DeMolay, Rito de York, Rito Escocês e Shriners, Truman ainda se tornou um 33 ° grau do Supremo Conselho do REAA Jurisdição Sul dos EUA e Grande Mestre Honorário do Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay. Em 1945 assumiu como Presidente dos Estados Unidos, cargo que ocupou até 1953.

Quando em evento político no Estado de Indiana, um paramédico da marinha que havia servido com Truman disse a ele que naquela noite iria ser elevado (termo correto nos EUA) ao grau de Mestre Maçom, na Loja Beech Grove #694, nas redondezas de Indianápolis. Após o término do evento, Truman abriu mão de falar com a imprensa e pegou um carro para ir à Loja. Homens do Serviço Secreto foram com ele, como é exigido.

Ao chegar na Loja, o Serviço Secreto tentou insistir em participar da reunião, para garantir a segurança de Truman. O Presidente Truman explicou a eles que em poucos lugares ele poderia estar tão seguro quanto em uma Loja, rodeado de Irmãos. Os agentes do Serviço Secreto tiveram que aceitar, mas não sem antes revistarem todos os maçons presentes e vasculharem a Sala da Loja (Templo) antes do início da reunião.

Ao dar início à reunião, Truman solicitou ao Venerável Mestre que fosse recebido como Past Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri, e não como Presidente dos Estados Unidos.

Frase creditada ao Presidente Harry Truman:

“Nós representamos uma fraternidade que acredita na justiça e na verdade e na ação honrosa na sua comunidade … homens que se esforçam para serem cidadãos melhores … para fazerem um grande país ainda maior. Esta é a única instituição no mundo onde podemos encontrar no nível todos os tipos de pessoas que querem viver corretamente.”

Discussão

4 Respostas para “MAÇONS ILUSTRES: HARRY TRUMAN”

  1. GRANDE MATÉRIA MEU IRMÃO VC PUBLICOU PRINCIPALMENTE NO GESTO DE HUMILDADE QUANDO ELE NÃO QUERIA SER TRATADO COMO PRESIDENTE E SIM PELO CARGO A QUE TINHA DIREITO NA ORDEM MAÇÔNICA . INFELIZMENTE TENHO QUE TE PASSAR A INFORMAÇÃO QUE OUVI EM REPORTAGEM NA REDE GLOBO DE QUE ELE ESTAVA NA LISTA DOS 5 PIORES PRESIDENTES DO EUA JUNTO COM GEORGE W. BUSH.

    Kennyo Ismail – Ir.’. José Dantas, não acredite em tudo que escute. rs. Isso é bem relativo. Conforme a “US News & World Report“, uma das mais sérias e respeitadas instituições de classificação dos EUA, os 10 piores presidentes dos EUA foram: 1 – James Buchanan, 2 – Warren G. Harding, 3 – Andrew Johnson, 4 – Franklin Pierce, 5 – Millard Fillmore, 6 – John Tyler, 7 – Ulysses S. Grant, 8 – William Henry Harrison, 9 – Richard Nixon, 10 – Herbert Hoover. Veja que nem sinal de Harry Truman na lista. Enfim, tudo depende de quem fez a pesquisa, quem responde, quais os parâmetros, etc.

    Enviado por JOSÉ DANTAS DE ALMEIDA | 29 de maio de 2012, 18:20
  2. Caro Ir.’. Kennyo.
    Mais um belo relato de um Ilustre Ir.’..
    Gosto muito quando um Ir.’. é um intusiasta da Ordem DeMolay, pois esses meninos precisam de todo nosso apoio.
    E o maior prazer para eles é ver a casa cheia de Tios, pois isso reflete(na maioria das vezes) que eles estão dirigindo e organizando bem seus trabalhos de forma a se tornar prazeroso assistir as reuniões deles.
    Sei que acabei fugindo do assunto, e peço-lhe desculpas por isso.
    Parabéns pelo texto sobre o Ir.’. Harry Truman.
    T.’.F.’.A.’.

    Enviado por Frederico | 30 de maio de 2012, 6:26
  3. Ir.’., ontem estava assistindo o filme sobre o Ir.’. Irineu Evangelista de Souza o Visconde/Barão de Mauá… um dos principais empreendedores que o Brasil já teve e um Ir.’. também. Apesar de não conhecer seus feitos maçônicos, ele foi o primeiro grande capitalista brasileiro e que foi “sacenado” pelo governo. Um post sobre ele seria muito interessante também!

    TFA

    Enviado por Roberto .'. | 31 de maio de 2012, 16:42
  4. Prezados Irmãos,

    Seguem três links biográficos a respeito do Resp. Ir. Truman (33o. presidente) onde se pode entender um pouco mais do contexto da época em que serviu os EUA como presidente.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Harry_S._Truman
    http://en.wikipedia.org/wiki/Harry_S._Truman
    http://www.whitehouse.gov/about/presidents/harrystruman

    Cordial abraço

    Kleber

    Enviado por Kleber Siqueira | 15 de junho de 2012, 1:12

Post a Comment