//
Os livros

AHIMAN REZON

CAPA AHIMANO livro Ahiman Rezon – A Constituição dos Maçons Antigos – foi escrito por Laurence Dermott, então Grande Secretário da Grande Loja dos Antigos, há exatos 260 anos. Esta é a tradução comentada da 3a. e mais polêmica edição, escrita no auge do conflito entre Antigos e Modernos, que apresenta as Antigas Obrigações e evidencia o abismo entre as práticas maçônicas mais antigas e as diversas modernizações inventadas pelos chamados “Modernos”.

Publicada em agosto de 2016 pela Editora Maçônica “A Trolha” em formato de capa dura e miolo em papel amarelado, com as gravuras e formato originais, essa edição pioneira no Brasil de um clássico da Maçonaria Universal tem por objetivo proporcionar ao leitor a experiência de ler uma obra de mais de 250 anos. Os comentários foram apresentados como notas de rodapé, seguindo a mesma formatação das notas apresentadas por Dermott e pelo filósofo John Locke.

Ahiman Rezon é como um elo perdido que permite a identificação e compreensão das distintas características ritualísticas dos Antigos e dos Modernos, que sobrevivem escancaradamente nos ritos maçônicas em prática no Brasil.

Você pode adquirir o livro na loja virtual da editora ou nas lojas virtuais e livrarias conveniadas.

 

DEBATENDO TABUS MAÇÔNICOS

foto (2)Em janeiro de 2016 foi lançado, pela Editora Maçônica A Trolha, o livro “Debatendo Tabus Maçônicos. A obra pode ser adquirida na Loja Virtual da Editora A Trolha.

Para este livro, fui presenteado com uma capa desenhada pelo Irmão João Guilherme da Cruz Ribeiro, que, sem dúvida alguma, é o maior ilustrador da Maçonaria brasileira, além de excelente escritor e um grande intelectual de nossa instituição. A capa, como os leitores do blog podem ver aqui em primeira mão, dá fortes indícios sobre os assuntos que são abordados nessa obra.

Esta obra trata de tabus na Maçonaria. Sabe quando há uma barreira pré-concebida sobre determinados assuntos, cuja discussão é muitas vezes desencorajada ou, até mesmo, vetada por alguns? Então, esses assuntos tornam-se tabus: bombas escondidas sob o véu maçônico, mas que continuam ali, correndo o risco de explodir a qualquer momento.

Há alguns anos decidi por realizar um estudo a longo prazo, o qual resultou nesta obra. Os dados foram coletados durante as palestras que tive o prazer de realizar em Lojas Maçônicas e Obediências, além de eventos maçônicos que participei durante o período de pesquisa, tanto no Distrito Federal como nos Estados do AM, BA, ES, GO, MT, MS, MG, PB, PE, RJ, RN, RS, RO, SC e SP. Após a coleta dos diferentes tabus presentes na Maçonaria brasileira, foi feita uma análise de conteúdo, pela qual os tabus foram categorizados e subcategorizados com base em suas origens e tipologia, e posteriormente analisados. O resultado? Posso garantir que, assim como a capa, é “bombástico”!

 

 O LÍDER MAÇOM

CAPA O LIDER MAÇOMO livro O LÍDER MAÇOM: como a Maçonaria tem formado líderes nos últimos séculos e colaborado para a felicidade da humanidade, teve seu pré-lançamento, em dez/2014, restrito aos membros do Círculo do Livro Maçônico da editora “A Trolha”.

Agora já está disponível aos demais interessados nas livrarias conveniadas e na Loja Virtual da editora A Trolha.

Contando com mais de 160 referências bibliográficas, a obra é resultado de uma pesquisa com aproximadamente 3.000 maçons, de todas as 27 Unidades Federativas do país e das três vertentes maçônicas brasileiras: GOB, CMSB e COMAB. Trata-se da primeira pesquisa social realizada em âmbito nacional sobre a Ordem Maçônica, e seus resultados foram surpreendentes.

Na opinião de João Guilherme: “Algumas de suas observações muitíssimo bem fundamentadas vão causar surpresa.  Muita gente que repete asneiras sem fim vai levar bons sustos.  E tudo é apresentado muito racionalmente, com método e sólidos alicerces.  Irretorquível!

 

DESMISTIFICANDO A MAÇONARIA

Em 2012 foi lançado o livro “Desmistificando a Maçonaria”, pela editora Universo dos Livros. A proposta do livro é fornecer literatura maçônica de qualidade, numa linguagem acessível e num formato que proporcione leitura fácil e interessante.

O livro está disponível, além dos pontos de venda credenciados pela Universo dos Livros, em algumas lojas virtuais especializadas em produtos maçônicos.

Seu e-book pode ser adquirido no iTunes.

O livro busca desmistificar símbolos, conceitos, termos e fatos históricos envolvendo a Maçonaria, tendo muito de seu conteúdo feito com base nos estudos e textos publicados aqui no blog. A obra conta ainda com algumas ilustrações do famoso Irmão João Guilherme da Cruz Ribeiro.

Aos irmãos brasileiros que residem nos EUA, o livro pode ser encontrado, dentre outros lugares, no acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e da Biblioteca do Supremo Conselho do REAA da Jurisdição Sul dos EUA, o Supremo Conselho “Mãe do Mundo”.

Informativo

Receba a melhor newsletter sobre maçonaria! Cadastre seu e-mail:

AdSense