Kennyo Ismail é escritor, revisor técnico, tradutor, palestrante, professor universitário e pesquisador, com bacharelado em Administração pela Universidade de Brasília – UnB; MBA em Gestão de Marketing pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação – ESAMC; e Mestrado Acadêmico em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – EBAPE-FGV.
Como administrador, atuou em grandes empresas de âmbito nacional, como Brasil Telecom, Oi e Diários Associados, assim como em órgãos da administração pública distrital e federal. E como acadêmico, manteve e mantém vínculos com instituições como UnB, FGV, Ibmec, Anhanguera e Uninter.
Seu primeiro contato com a Maçonaria foi graças à Ordem DeMolay, tendo sido, enquanto DeMolay Ativo, Mestre Conselheiro, Ilustre Comandante Cavaleiro, Mestre Conselheiro Regional e Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais. Já como maçom, pôde retribuir à Ordem DeMolay servindo como Presidente de Conselho Consultivo, Grande Orador Distrital, membro das Comissões Nacionais de Relações Fraternais e de Convênios, e Presidente das Comissões Nacionais de Relações Internacionais e de Educação. É Chevalier e Legionário Ativo da Ordem DeMolay.
Na Maçonaria Simbólica, é Mestre Instalado, tendo sido Venerável Mestre da Loja Maçônica “Flor de Lótus #38” e da Loja de Pesquisas “Dom Bosco #33”, ambas filiadas à Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF. Serviu como Grande Bibliotecário e é atualmente Grande Secretário de Relações Exteriores da GLMDF.
É membro honorário das Lojas Maçônicas “Construtores do Adro #225″, Construtores da Esperança #226” e “Ahiman Rezon #256”, filiadas à Grande Loja do Estado da Bahia – GLEB; da Loja “Arautos dos Ritos Maçônicos #747”, filiada à Grande Loja do Estado de São Paulo – GLESP; da Loja “Tiradentes”, filiada à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo – GLMEES; da Loja “Astréa de Estudos e Pesquisas #38”, filiada ao Grande Oriente do Mato Grosso do Sul – GOMS; e da Loja “Gabriel Pérez #116”, filiada à Gran Logia de La Masonería del Uruguay. É membro correspondente da Loja de Pesquisas “Quatuor Coronati São Paulo #333”, filiada à GLESP. Ainda, é membro honorário do Grande Oriente de Goiás – GOG, do Grande Oriente da Paraíba – GOPB e do Grande Oriente da Bahia – GOBA; e detentor de Ordem do Mérito no grau de Grã-Cruz do Grande Oriente do Rio de Janeiro – GORJ e do Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC.
33º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, é membro honorário e portador da Honra ao Mérito Maçônico do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil; e no Shriners, foi Presidente do Almas Brasília Shriners Clube (2014), e membro do Membership Committee do Almas Temple (2015), de Washington, DC.
No Rito de York, é Past Sumo Sacerdote do Capítulo “Fredericksburg #16” de Maçons do Real Arco; Past Grão-Mestre do Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil; membro permanente do General Grand Council of Cryptic Masons International; e Cavaleiro Templário.
No Grand College of The Holy Royal Arch Knight Templar Priest and Order of Holy Wisdom é membro da Ordem da Sagrada Sabedoria e Past High Priest do Tabernáculo Villas-Boas.
É Editor-chefe da revista “Ciência & Maçonaria”, a primeira revista acadêmico-científica dedicada ao estudo da Maçonaria na América do Sul, vinculada ao NP3-CEAM-UnB; foi professor de pós-graduação em “História da Maçonaria” pela Unileya; é professor de pós-graduação em “Maçonologia” e em “Democracia, Pensamento Contemporâneo e a Maçonaria” pela Uninter; membro da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal – AMLDF, da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras – AMVBL, e da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI. Ainda, atua como Assessor de Comunicação da CMSB e da CMI.
Foi o roteirista e apresentador convidado do documentário “Maçonaria Brasileira: um segredo de 200 anos revelado”, produzido pela La Isla Filmes (2023).
É autor de diversos artigos publicados em várias revistas e sites maçônicos no Brasil e em outros países, como nos journals da Philalethes e da Masonic Society. Foi revisor técnico da edição brasileira do livro Maçonaria para Leigos (2015); editou a versão brasileira da Bíblia Sagrada KJV de estudos maçônicos (2022); traduziu e comentou as obras “Ahiman Rezon – A Constituição dos Maçons Antigos” (2016), “A Constituição de Anderson” (2023), e Moral e Dogma (2023) . Ainda, é autor dos livros: “Desmistificando a Maçonaria” (2012), “O Líder Maçom” (2014), “Debatendo Tabus Maçônicos” (2016), “História da Maçonaria Brasileira para Adultos” (2017), “Um Clone para Deus” (2017), “O Livro do Venerável Mestre” (2018), “Ordem sobre o Caos” (2020), “Maçonaria Brasileira: a história ocultada” – Volumes I e II (2021), e “Order out of chaos: Decoding the Scottish Rite” (2022).
Contato:
E-mail: escola@noesquadro.com.br / WhatsApp: (61)98426-7562
Boa noite meu Ir.’.
A A.’. M.’. E.’. C.’. e sou membro ativo da ARLS Arraial da Ajuda n. 70, filiada ao GOE-MT no Oriente de Cuiabá, que pratica o Rito de York.
Gostaria que pudesse me ajudar sobre pesquisas ou material sobre o fundamento das Colunas B e J ficarem dentro do T.’. e qual o local exato.
Na nossa loja elas ficam a frente da porta por onde ingressam os candidatos à iniciação.
TFA
Kennyo Ismail – Meu Irmão Rodrigo, recomendo a leitura do seguinte post aqui do blog: http://www.www.noesquadro.com.br/2011/03/as-colunas-sao-dentro-ou-fora-do-templo.html
Perdão, corrigindo “Arraial da Forquilha n. 70”
Apenas para informar que tambou sou um Ir.’. M.,’. M.’., obreiro da nossa A R L S “Profeta Issa”, Or.Teixeira de Freitas, BA.
Bom dia Irmão Kennyo!
Gostaria de um material que fale das colunas e pilares da maçonaria.
Tem como?
Abraços.
ola, estou procurando um maçon esclarecido para entender da melhor forma possivel o mundo maçon. Conheçe algum para me indicar com o termo, 2b1ak1
Kennyo Ismail – 2b1ask1 significa “para ser um, pergunte a um”.
Boa Noite!
Exatamente “2b1ask1” to be one, ask one… como o nosso irmão explicou para ser um, pergunte a um… é uma das formas de entrar na maçonaria.
Respondido, Renan?
Gostaria de maiores informações sobre os fundamentos da maçonaria e se literaturas sobre a Maçonaria e a kabala.
Grato
Prezado Irmão Kennyo;
Sou Vm de uma loja maçônica CLAM – Compromisso, Lealdade e Amizade, nº. 788 filiada GLESP, adotamos o Ritual da Emulação, gostaria de saber se possível:
1- como fazer contacto com o irmão para uma palestra em nossa loja?
2- assim como, os detalhes de sua locomoção e honorários.
Caso interessar gostaria de deixar meu email: albertobenlulu@hotmail.com
telefones: (11) 32882565, (11) 9.9662.2342
Fraternalmente.
ALBERTO A. BEN LULU
Kennyo Ismail – Meu Irmão Alberto, enviarei e-mail em pvt para você.
gostaria de fazer contato com o irmão Kennyo.
Att
ALBERTO A BEN LULU
Meu irmão, assim como o irmão acima também estou precisando do seu contato para conversar a respeito de palestras. Aguardo a resposta. Grato.
email: caio_773@globo.com
Kennyo Ismail – Meu Irmão Caio, por favor, entre em contato por e-mail: kennyoismail@www.noesquadro.com.br
Senhores, boa tarde.
Fiz uma compra no sabado pela manhã e o sistema informa que o pagamento está “pendente” – como proceder? O débito já consta em meu cartão.
Desculpem, não encontrei outra forma de me comunicar, por isso o faço por aqui.
Kennyo Ismail – Angelo, boa noite. Em alguns casos, demora-se até 48 horas entre a confirmação de pagamento do PagSeguro e a liberação no sistema. De qualquer forma, já fizemos manualmente a liberação. Qualquer dificuldade, pode entrar em contato pelo e-mail escola@noesquadro.com.br
Ok, obrigado.
Espero voltar a ver o Respeitavel Irmão no Curso de Maçonologia.
Até lá!
Olá!
Tive o prazer de ler o livro “História da Maçonaria Brasileira para adultos” e gostaria de deixar aqui registrado o prazer dessa leitura.
Buscava nessa literatura apenas esclarecimentos históricos, porém essa obra foi muito mais além e apresentou um estudo bem fundamentado e atrativo.
Parabéns! SFU!
Kennyo Ismail – Muito obrigado, meu irmão. Fico muito feliz que tenha apreciado a leitura! TFA.
Olá, sou de Santa Catarina e estive na sua palestra na grande assembleia na GLDF no dia 21-08, muito bem apresentada, parabéns.
Meu e-mail de contato está no cadastro.
Amauri
Bom dia!!! Grande e Mui Valoroso Mestre.
Estou buscando subsídios para uma pesquisa que não estou tendo sucesso, pois não a encontro…
Por isso, rogo que caso o Ir.’. tenha alguma coisa sobre o tema me faça o entendimento. Eu faço parte da Loja Estrela da Aurora, ao Or.’. de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, Loja esta filiada ao G.’.O.’.R.’.G.’.S.’. . O Tema da pesquisa é sobre: ‘A Abertura do Livro da Lei’ , temos conhecimento que nem todos os ritos utilizados no Brasil realizam a abertura do Livro da Lei. Entretanto, o questionamento que foi exposto e, me fez pesquisar foi o que ocorre quando o Livro da Lei não for a Bíblia Sagrada, … o que ocorre… por exemplo quando for o Torá, os Vedas, O Alcorão… Também é lido Versículos, ou é adotado outro procedimento. Desde já agradeço por disponibilizar esta oportunidade de estar consultando.
S.’.F.’.U.’.
Ir.’. Paulo R.E. Meirelles
Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Paulo, depende do rito. TFA.
Boa noite Prezado Veneravel kennyo ,
Sou |Rio de Janeiro e fui iniciado na Loja GOI na Luz em Sao Paulo , gostaria receber informaçoes por email sobre literatura , eventos para crescimento espiritual e filosofico .
Gadu abençoe sua vida ricamente com sua paz.
Kennyo Ismail – Cadastramos seu e-mail em nosso informativo e, a partir de agora, receberá nossa newsletter com as novidades do blog.
Valho-me desta seção para comunicar-me com o blog, pois não há um link para tanto.
Tentei ler um artigo e me pediu o e-mail. Forneci e recebi o aviso de e-mail desconhecido.
Estranhei, pois recebo normalmente o Boletim. Tentei inscrever-me e não há onde na página.
Podem me orientar?
Bom dia Irmão Kennyo!
Sou aluno da pós graduação em Maçonologia e primeiramente gostaria de parabanizá-lo pelas aulas e tambem pelo excelente livro “A historia da maçonaria no Brasil para adultos”.
Caso o Irmão possa, preciso de um contato com o nobre irmão para falar sobre o Real Arco.
Atenciosamente,
Paulo Henrique,
ARLS Fraternidade e Harmonia nº 234
Or.’. São João del Rei/MG
Kennyo Ismail – Prezado Ir. Paulo Henrique, segue meu e-mail: kennyoismail@www.noesquadro.com.br
Meu resp:. Ir:. Ismail:
Solicitei ao Ir:. o artigo QUANDO O GOB ERA SOCIALISTA, pois não me foi permitido acessá-lo no
site. Creio que meu pedido não foi recebido.
Se puder atender-me, agradeço.
Abraço tríplice e fraterno.
Tenho dúvidas quanto ao toque de Ap ∴M∴
O ritual traz uma abordagem especifica mas o que vejo é que na prática não existe um padrão e os “achismos” são perpetuados.
Existe algum estudo que possa me esclarecer?
Kennyo Ismail – Meu Irmão Thiago, os toques algumas vezes variam de um rito para outro. Mas aqui no blog nunca tratamos de modos de reconhecimento.
Caríss.’. Ir.’. Kennyo
Em primeiro lugar quero parabenizar pelas aulas no Curso Maconologia, apesar de apenas, fazer um pouco mais de uma década que participo da Ordem, mas como buscador de sabedoria, afirmo que a muito a nação brasileira necessitava destas preciosas informações de ensinamento que estão sendo passadas , já cumprimentei o Prof. Álvaro, e neste momento quero lhe cumprimentar…
Muito obrigado por existir!!!
Ir.’. Paulo Meirelles
meirelles@sinos.net
Contacto para literatura e filosofia
Prezado Ir.’. Kennyo.
Estou pesquisando sobre os motivos da inclusão do grau 3 na maçonaria (sabemos que no passado os ritos possuíam apenas os graus de aprendiz e companheiro). Procuro fontes que possam me guiar neste trabalho. O Ir.’. poderia me indicar algum artigo ou livro?
Grato. Fraterno Abraço!
Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Emerson, David Harrison (The Genesis of Freemasonry, etc.), Robert Cooper (Revelando o Código da Maçonaria, etc.) e Harry Carr (Six Hundred Years of Craft Ritual, etc.) pesquisaram a respeito. TFA.
Caro Ir.: Fiz o módulo de História Geral da Maçonaria no Mundo e no Brasil e os Cursos à Distância da Escola no Esquadro. Se possível, informar-me sobre o novo Curso. Como minha Loja é do Rito de York – Blues Lodges, gostaria de saber sobre literatura em português. Grato Sebastião.
Boa noite Irmão Kennyo.
Estou formatando um trabalho com algo no foco de deixar claro que MI não é grau, tão pouco grau 33 do REAA seja alguém superior no simbolismo.
Conheço seu ímpar saber por acompanhá-lo na Uni Acácia e também na escada do RY, na certeza de que sua sapiência em maçonaria não se limita às colunas dum Templo ouso indagar.
Consegue me enviar algo seu, por gentileza, para que seja anexado a minha bibliografia.
Fiel e Sinceramente
Octávio Castilho
Irmão Kennyo,
O que você tem de informação sobre a leitura do Livro da Lei em sessão de Aprendiz e, em particular, do salmo 133? Estou precisando de coisas do tipo:
– quando o Livro da Lei começou a ser lido (no exterior e no Brasil);
– o que era lido então;
– quando o Salmo 133 passou a ser lido e por que.
Agradeço antecipadamente.
Um TFA.
Kennyo Ismail – Meu Irmão Sérgio, ainda não me dediquei a estudar essa questão. TFA.
Boa noite ilustre irmão,
Como faço o cadastro em seu blog?
Kennyo Ismail – Meu Irmão Eduardo, é só clicar em “Informativo” no menu superior horizontal (tarja preta) ou acessar o link: https://www.noesquadro.com.br/informativo/
Meu irmao Kenyo, quem fala é Mauricio Mafra, Oriente de Criciuma SC, e eu precisa entrar em contato com vc, ja que estou indo a NY e gostaria de algum contato seu para visitar alguma Loja lá. For favor, aguardo seu retorno no meu email. TFA
Kennyo Ismail – Meu Ir. Mauricio, segue meu e-mail: escola@noesquadro.com.br
Bom dia Ir Kennyo,
Ir Carlos Ferreira, M M, Oriente de Muritiba-BA.
Acabei de adquirir o Livro História da Maçonaria no Brasil, em razão de estar sendo seu aluno no curso de Maçonologia e o conteúdo do curso ser bastante profundo e esclarecedor. Achei por bem adquirir essa obra, com vistas a proporcionar aos demais IIr os conhecimentos ali descritos.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber do Ir onde adquiro os Rituais dos Ritos Brasileiro, Emulação e York, dentre outros.
Grato
Bom dia dileto irmão!
Assisti vossa palestra neste ano na ARLS Nove de Julho, no palácio da GLESP, e me interessei bastante sobre sua explicação em torno da Corda de 13 nós. Contudo, não consegui achar no seu site nenhum artigo a respeito e sempre que me pego debatendo o assunto, chego a citar o que lembro, mas sem tanta propriedade, já que não tenho sequer a fonte para citar. Logo, se puder me ajudar, peço que me diga se há alguma publicação sua aqui no site ou em algum dos seus livros. Muito obrigado e meus cumprimentos pela sua vitoriosa jornada!
Kennyo Ismail – Meu irmão Cassiano, infelizmente ainda não tenho artigo publicado sobre a corda aqui no blog. Espero em breve poder atender essa demanda!
Ir:. Kennyo – estamos interessado na Revista C&M pois pertenço também a uma Loja Universitária como podemos fazer a assinatura dessa conceituada Revista e inclusive possuímos material para enviar para referida Revista. Conheci voce no curso de pós Lato Sensu na UNINTER. Acompanho todas as edições nos últimos dois anos desse Revista pelo nível e da forma científica.
Sou filho de maçon e gostaria de receber algum conteúdo de leitura afim de poder aprender mais do que se trata a ordem. Meu falecido pai era uma pessoa muito culta , e inteligente, dono de dois cursos superiores e outras vastas areas de conhecimento. Sou paranaense da cidade de Ibipora. Segue contato fone 43 984039331.
Boa tarde Kennyo Ismail.
Apareço novamente para continuar no desbaste da pedra bruta.
Venho reparado durante as sessões o percurso que o M.’. de CCer.’. realiza por ocasião do giro do Saco de PProp.’. e IInf.’. . Especificamente, me chama a atenção a sequência dos irmãos atendidos pelo saco e algum possível simbolismo originado ao final dessa percurso.
Perguntas:
1) há previsto em algum ritual a ordem em que o saco deve passar por cada irmão ?? Se não houver, baseado em que a sequência/ordem foi estabelecida ??
2) existe algum significado simbólico ”revelado” ao final do giro do saco ?? Caso sim, qual ?? Agradeço se fazer comentários sobre essa pergunta.
Desde já, agradeço por sua atenção.
Att, Rosembergue.
Kennyo Ismail – Meu Ir. Rosembergue, infelizmente não trato de detalhes ritualísticos aqui no blog.
Irm Kennyo: Gostaria de saber se há alguma obra de sua autoria para lançamento em breve ou encaminhada à Editora. Fraternalmente. Sebastião.
Kennyo Ismail – Meu Ir. Sebastião, sim: https://www.catarse.me/ordemsobreocaos
Prezado Ir.’. Kennyo, boa tarde!
Sou filiado a uma Grande Loja Regular e minha Loja adota o REAA. Existem em nossa Grande Loja, Lojas que adotam outros ritos, também regulares.
A dúvida que tenho se baseia em um artigo do Ir.’. (OS CALENDÁRIOS MAÇÔNICOS E SUAS CORRETAS APLICAÇÕES) publicado no site “O MALHETE”. Nossa Grande Loja adota o ano novo JUDAICO como marco para o início do ano da V.’.L.’.. Ou seja, neste ano de 2019, o ano 5780 da V.’. L.’. se dará em 29/09/2019. Isso está correto?
Grato pelo retorno.
TFA
Kennyo Ismail – Meu Ir. Julio, entendo que não há que se falar em certo ou errado. Como uma Grande Loja é soberana, ela pode até inventar seu próprio calendário. TFA.
Boa tarde! Fiz a compra do Livro Ordem sobre o caos, gostaria de saber como retiro o livro. Grato! T.·.F.·.A.·.
Kennyo Ismail – Meu Ir. Andrey, o livro será enviado para o endereço informado e o código de rastreamento dos Correios enviado ao seu e-mail. TFA.
Obrigado!
Caro Ir.·., até o momento eu não recebi o e-mail com o número do rastreamento do correio. Tem alguma previsão de entrega? T.·.F.·.A.·.
Caro Ir.·., o livro chegou! Obrigado pela atenção! T.·.F.·.A.·.
Caro Ir.’.
Solicitei 2 livros, Ordem sobre o caos e História da Maçonaria no Brasil.
Recebi apenas o primeiro.
Aguardo a entrega do Segundo.
Grato,
Kennyo Ismail – Meu Ir. Jurandyr, História da Maçonaria no Brasil não é livro. É curso online. Por isso que não receberá nada impresso. Você pode usar o login e a senha criados para acessar o curso, baixar a apostila e assistir as videoaulas.
Caro Ir. Kennyo, por fvr vc pode disponibilizar onde consultar seu artigo sobre as várias origens da palavra de MM ? Obrigado. TFA. Ir. Dorival
Caro Irm∴ Kennyo Ismail. Bom dia.
Inicialmente, tenho lido e estudado alguns textos e obras de sua lavra, especialmente o levantamento pela “CMI -Maçonaria do Século XXI”, fundado em dados científicos, com adequada aplicação da metodologia Estatística, conferindo, pois, inteira confiabilidade. Recentemente adquiri sua obra “A Ordem sobre o Caos”, que traz visão panorâmica sobre o REAA, todo estruturado sobre dados/origem credíveis a teor das fontes consultadas e notas mencionadas. Também tenho lido os artigos publicados “No Esquadro”, além de uma ou outra obra adquirida em “A Trolha”. Parabéns e continue assim, com toda essa verve e disposição, pois trouxe, traz e trará valiosa contribuição para nossa Ordem.
O que me traz agora tem por causa uma das inúmeras consequências impactantes do Covid19 – Coronavirus, particularmente no que tange à realização das sessões presenciais. Com muita ambição, gostaria de levantar alguns dados sobre a realização de sessões por videoconferência.
Ou melhor, se o caro Irmão já tiver algum texto sobre o assunto, ou está no prelo para divulgar, muito me facilitaria e me isentaria de trabalho (estou com 75 anos e o peso já há muito se faz sentir…). Aspectos administrativos, jurídicos, ritualísticos (e há vários ritos, mas me fixaria no REAA), implicações várias e se há no exterior a adoção da prática em caráter rotineiro.
Certamente, se olhar para o lado pessimista, poderia ocorrer significativa queda de frequência presencial em Loja, até mesmo pelo expressivo contingente de idosos, a par do grande interesse do jovem para adesão ao mundo virtual.
É um assunto palpitante, deveras importante e seguramente consta de sua agenda de interesse.
Assim, peço o grande favor de me encaminhar algum trabalho seu existente ou a informação de que está por ser publicado, indicação de livros ou sítios da Internet que tratam do assunto.
Grato e receba meu
T∴F∴A∴
Enéias de Assis Rosa Ferreira, M∴I∴ – 33º no REAA
ARLS Ordem e Progresso, nº 381 – Jundiaí – SP
tream@terra.com.br
11-99989-1218
Kennyo Ismail – Meu Irmão Enéias, obrigado pelo contato. Confesso que, apesar de ter pensando muito a respeito, ainda não produzi conteúdo relativo ao tema, por estar colaborando com outros projetos maçônicos atualmente, como a Biblioteca Digital da CMSB e a UniCMSB. E por falar em CMSB, ela está realizando uma pesquisa online sobre Maçonaria e Coronavírus que começou a coletar dados ontem. Creio que, muito em breve, teremos seu resultado. TFA.
Boa noite meu irmão, sou Ir Marcelo de Andrade, MM da ARLM Evolução Gonçalense n°50 GLMERJ, Oriente de São Gonçalo-RJ.
Há muito sou um fã seu e de seus trabalhos literários, acompanho seu blog desde minha iniciação, estou com um projeto on line de palestras maconicas em vídeo conferência (Zoom) e muito gostaria se o irmão tivesse um tempo para abrilhantar nosso projeto com um de seus temas, se for possível meu irmão. Nossa palestras são as Quinta-feira as 20h.
Nosso tempo de estudo é de 60 minutos.
Aguardo um retorno.
Um TFA
Ir. Kennyo, bom dia! Acaba de enviar mensagem para seu e-mail conforme kennyoismail@www.noesquadro.com.br, mas não ficou registrado na minha caixa de enviados. Caso não receba, peço por favor, que me contate pelo e-mail pdm33@outlook.com
Obrigado!
Paulo Daniel Monteiro.
Kennyo Ismail – Meu Ir. Paulo Daniel, o e-mail é escola@noesquadro.com.br
Muito obrigado! Entrarei em contato. Fraternal abraço!
Caro Ir. Kennyo, enviei o e-mail no dia 30/06 e não recebi sua resposta. Grato pela sua atenção.
Bom dia Irmão Kennyo.
Eu preciso fazer contato contigo e, portanto, enviei hoje mensagens através do Facebook, tanto em seu perfil pessoal como na página “No Esquadro” (20 e 21/07/20, respectivamente). Como notei que elas ainda não foram visualizadas, peço a gentileza de acessá-las. Ambas versam sobre o mesmo assunto, qual seja, um convite que a Oficina da qual faço parte quer lhe fazer.
Muito obrigado e desculpe a insistência, mas é que a data do evento não está longe e, portanto, necessitamos de uma resposta sua com certa brevidade.
TFA.
Boa Tarde .!
Efetuei cadastro no site e adquiri um livro.
Não havia menção de detalhes e/ou cobrança referindo-se a frete e prazo de entrega .
Irei receber algum e-mail de confirmação do pedido com esses detalhes .?
um CAM
Renato Abella Porto
Kennyo Ismail – Ir. Renato, assim que o sistema confirma o pedido e o recebimento, providenciamos a postagem e enviamos um e-mail já com o código de rastreamento dos correios. No seu caso, verifiquei que foi via boleto, o que pode demorar até 72h para confirmar após o pagamento. TFA.
Irmão Kennyo
Gostaria de uma indicação de literatura sobre o giro lunar e o giro solar e sua analogia com a maçonaria em especial com REAA, não desprezando os demais ritos.
Irmão Giovani
GORGS
Loja Caementarius
Rio Grande do Sul
No aguardo
TFA
Boa tarde Irmão, li seu livro Um Clone para Deus, bem interessante, leitura rápida, mas gostosa. Gostei. Porém queria fazer uma crítica construtiva. Apesar de não ter erros de português, tem muitos erros de grafia, ou diagramação, exemplo: palavras coladas sem espaço, a revisão de texto foi bem falha, muitos erros mesmo, se forem feitas outras edições sugiro fortemente revisar o texto.
Um TFA.
Kennyo Ismail – Irmão Ricardo, fico feliz que tenha gostado. Lamentei muito quando o livro foi publicado e soube desse problema gráfico. A editora disse que, na conversão de arquivo em outro formato, algumas palavras “colaram”. De toda forma, é lamentável. TFA!
Ir Kennio, boa tarde, como consigo exemplar dos seus livros, pois não encontro em livrarias e também não encontrei na internet. Em especial o Livro do V.:M.: . Aguardo
Kennyo Ismail – Tem aqui mesmo no site, meu irmão! Basta clicar em “Escola” no cabeçalho do site. TFA.
Caro Irmão, boa noite!
Qual o livro sobre simbologia maçônica que você indica?
Desde já ,agradeço .
TFA
Kennyo Ismail – Um livro que não é específico de simbologia, mas que considero importante para consulta é a Coil’s Masonic Encyclopedia. Outros títulos legais a respeito do tema são “O simbolismo na Maçonaria”, de Colin Dyer; e “O poder secreto dos símbolos maçônicos”, de Robert Lomas.
,
Ir.’. Kennyo Ismail,
Sou A.’. M.’., agradeço imensamente pelas suas contribuições à nossa amada ordem!
É de grande valia conhecer um pouco mais a respeito de um Grande Irmão como tal.
Desejo que o Grande Arquiteto do Universo ilumine os caminhos.
Fraternal Abraço
Marcos Mesquita.’.
Ir.Kennyo
Poderias me indicar a literatura(livros) onde possa obter as instruções(ementas) do Consistório (REAA). Tenho os rituais, mas sei que tem algo mais para estudar. Fraternalmente.
Kennyo Ismail – Meu Ir. Roland, em português, recomendo o livro ORDEM SOBRE O CAOS. Você pode adquirir a versão impressa aqui mesmo no site, na aba “loja”, ou o ebook na Amazon.
Bom dia frater,
Passei toda a manhã de hoje procurando seu livro “O LIVRO DO VENERÁVEL MESTRE” para comprar e não encontrei. Procurei aqui nesse site, fui encaminhado para o site atrolha.com.br, mas não tem, não encontrei noutro site.
Se vc puder me informar um site pra eu adquirir, pois preciso me preparar para assumir o respectivo cargo em loja.
Zarur Guilherme
CIM 14962
M.·.M.·. da ARLS Acácia e Fraternidade Granjense n° 104
GLMECE
EMAIL: zarurgp@gmail.com
Zap: 88 993047984
Kennyo Ismail – Ir. Zarur, a Trolha já está com nova tiragem e temos alguns disponíveis na loja aqui do site. TFA.
Caro Irmão Kennyo. Tento entrar em contato com você pelo e-mail: kennioismail@www.noesquadro.com.br mas as mensagens retornam sempre com a informação de que a configuração do servidor remoto está incorreta. Há outro meio de falar contigo? TFA.
Kennyo Ismail – Caro Ir. Milton, meu nome está escrito errado nesse endereço de e-mail que informa e não existe endereço de e-mail com “www”. Segue o correto: escola@noesquadro.com.br TFA.
bom dia Kennyo. Sou irmão de Santa Maria/RS, e temos um grupo com quase 20 irmãos que querem comprar a Bíblia, mas estou com dificuldades de entender o processo, pelo site da cartase. Nós queremos o modelo capa de couro e não achei opção para grande quantidade. Como faço? só achei a opção para uma, ou não entendi direito. pode me ajudar?
Meu Ir. Rogério, a opção de luxo (capa de couro) não tem desconto por quantidade e o sistema do Catarse também é limitado no que se refere a isso. Contudo, o sistema permite que você defina o valor a ser doado. Então, o que temos feito é o seguinte: sendo que a versão de luxo custa 140, se você doar 280, saberei que se trata de dois exemplares e, se você doar 2.800, saberei que se trata de 20 exemplares. TFA.
Meu Ir .’. sou Gilson Victorino, Orador da ARLS Viver em União nº 4649, filiada ao GOB-ES, no Oriente de Vitória (REAA). Junto com os IIr .’. da Comissão de Admissão e Graus buscamos referências que pudessem nos auxiliar no estabelecimento de uma cronologia de surgimento dos símbolos usados no Rito. A intenção é elaborar um trabalho que apresente, entre outras coisas afins, a cronologia de adoção desses símbolos. Ficaria grato se pudesse ajudar com alguma indicação. TFA.
Caro Ir .’. Kennyo boa noite.
Quando possível entre em contato comigo. Estou tentando, porém sem sucesso, contactá-lo via email , fone e mensagem por aplicativo.
TFA
Ir.’. Romoaldo Saldanha
ARLS 14 de Julho,296
GLESP
Campinas/SP