Publicado em

O QUE É “QUATUOR CORONATI”?

Todo bom maçom já ouviu falar da Loja “Quatuor Coronati” de Pesquisas, a primeira e mais famosa Loja Maçônica de Pesquisas do mundo. O que poucos maçons sabem é a origem do seu nome, baseada numa lenda, uma lenda maçônica.
No século XVIII foi encontrado na Inglaterra um antigo manuscrito, provavelmente do século XII, chamado de Lenda de Arundel. Há nele um relato da história dos Quatuor Coronati, história essa também citada no conhecido “Poema Regius”, outro famoso manuscrito maçônico, datado do século XIV.
Caio Aurélio Valério Diocleciano foi um Imperador Romano entre os séculos III e IV que empreendeu a maior perseguição cristã da história romana. A lenda relata que Diocleciano encomendou aos quatro melhores artífices sob seu domínio uma estátua de Esculápio, deus da saúde, da cura, da medicina. Porém, os quatro artífices professavam secretamente a fé cristã e se recusaram a realizar o trabalho. Como punição, os quatro foram açoitados, pregaram coroas de pregos em suas cabeças, e eles foram trancados em caixões de chumbo e jogados no rio Tibre.
A história diz ainda que, alguns anos depois, os cristãos, recordando do martírio daqueles artífices, passaram a se referirem a eles como os “Quatro Coroados”, que em latim é “Quatuor Coronati”.
Quando de sua fundação, em 1884, a Loja “Quatuor Coronati” se propôs a realizar estudos e pesquisas maçônicas com base em “evidências”, e não mais em “achismos” como ocorria de forma majoritária na literatura maçônica até aquele momento. Proposta seguida à risca até os dias de hoje. Por esse motivo, ela ficou conhecida como a “autêntica escola” de pesquisas maçônicas.
Através da Loja “Quatuor Coronati” a Maçonaria Inglesa conseguiu iniciar no século XIX o que a Maçonaria Brasileira ainda não fez em pleno século XXI: combater seus mitos.

5 comentários sobre “O QUE É “QUATUOR CORONATI”?

  1. Muito bom consegui entender a origem da loja Quatour Coronati.Grato Luiz Antônio
    Ricardo Palacio Guimarães

  2. Irmãos, gostaria de saber onde está situada esta Loja e onde existe outras delas no Brasil..

    TFA !

    Kennyo Ismail – Qual Loja? A QC? Fica na Inglaterra, meu Irmão.

    1. Olá, IIr.’., no Brasil há pelo menos duas lojas de pesquisas, com a mesma inspiração/nome desta famosa loja inglesa: Minas Gerais – http://www.pael.com.br/LojaMaconicaDePesquisasQuatuorCoronati.html – e Rio de Janeiro – http://blog.msmacom.com.br/loja-quatuor-coronati/ .
      T.’.F.’.A.’.

  3. “Através da Loja “Quatuor Coronati” a Maçonaria Inglesa conseguiu iniciar no século XIX o que a Maçonaria Brasileira ainda não fez em pleno século XXI: combater seus mitos.”

    Caríssimo Ir.’. Ismail, bem que vc poderia fundar uma “Quatuor Coronati” brasileira!!!
    Capacidade e boa vontade tens de sobra para isso!

    Sem sombra de dúvida, uma Loja com esse foco seria de extrema importância para todos nós, se não para aprender, para aprimorar o conhecimento já adquirido.

    A verdade, o conhecimento idôneo tem origem, tem base, tem prova. É essa credibilidade que o Ir.’. transmite aqui no site através des vários temas. Como diz o dito popular: “mata a cobra e mostra o pau”.

    Às vezes o conhecimento não é tão bonito quanto gostaríamos, mas a verdade é a verdade, e antes a verdade do que a fantasia, o delírio, o mito ou invencionice da maioria dos autores maçônicos.

    O Ir.’. certamente é da Senda da Luz e defensor da Verdade, porquê isso é bem evidente, aqui.

    Muito obrigado meu Ir.’., por compartilhar conhecimento e vossa experiência maçônica!

  4. Eu vos agradeço meu Irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *