Muitos são os que acreditam em uma ligação histórica, e não somente simbólica, entre o famoso matemático e filósofo Pitágoras e o surgimento da Maçonaria na Europa. Como argumento, indicam a estreita ligação que Pitágoras proporcionou entre a Geometria e a Filosofia, incrivelmente comum em apenas uma instituição: a Maçonaria.
Respeitáveis escritores maçons evitam realizar tal conexão entre Pitágoras e a Maçonaria, considerando a ausência de indícios favoráveis e a fragilidade de tal proposição. Entretanto, vejamos o que John Locke, um dos mais conhecidos filósofos modernos, pai do empirismo e um dos pais do liberalismo, pensava a respeito disso.
Para ler o arquivo com o manuscrito reproduzido e comentado por Locke a respeito, com comentários adicionais de Laurence Dermott e Kennyo Ismail, CLIQUE AQUI.
Esta carta, assim creio, deve ser um instrumento na formação dos novos AAMM, promovendo um contexto institucional histórico e filosófico. Excelente trabalho!(como sempre!)
F&S
Caro, mano Kennyo! Sabe o que mais me impressionou nos comentários do filósofo John Locke? Como um cara tão genial, tão instruído, pode demonstrar uma modéstia e humildade absurda diante de fatos desconhecidos para ele? Será que ele se tornou maçom? Talvez não podemos ter certeza absoluta, mas a autodeterminação de ser iniciado na Fraternidade tão logo ele fosse pra Londres leva-me a crer que ele tenha se iniciado nos Augustos Mistérios. Esse texto me deixou muito feliz! Tenha um ótimo começo de semana.
Grande homem Kennyo! Venho aqui externar a minha imensa gratidão pela oportunidade de acesso a conhecimentos tão ricos e bonitos! Só tenho a te agradecer!
Essa carta deveria servir como esteio e referência a todos os iniciados, é muito sincera e verdadeira ao afirmar que nem todos são iguais e que há aqueles que falham, porém outros há que buscam as verdades com toda a reverência,como de fato deve fazer todo o maçom.
Se formos além temos Tesla (3 6 9), Fibonacci, Proporção Aurea, Arcos e pitagoras… maravilhoso
o link não está funcionando.
Kennyo Ismail – Corrigido. Obrigado, Luan!
Kennyo, boa noite! John Locke foi iniciado? se sim, quando?
Kennyo Ismail – John Locke viveu próximo a Lady Masham e seu marido, em Essex, nos últimos 13 anos de sua vida. Foi nesse período que registrou certo interesse na Maçonaria. Ele já era conhecido e respeitado naquela época, não apenas por suas obras, mas também porque havia sido exilado anos antes por suas opiniões políticas mais liberais. Creio que, se tivesse sido iniciado, não faltariam registros.
Meu Ir.’. Só agradecimento muito obrigado.