Publicado em

20 DE AGOSTO, MAÇONARIA E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Maçonaria realmente participou e influenciou diretamente na Independência do Brasil, proclamando-a em Loja Maçônica, antes mesmo de Dom Pedro I, no dia 20 de Agosto de 1822?

Para saber a origem e os detalhes dessa história, acesse ESTE LINK.

5 comentários sobre “20 DE AGOSTO, MAÇONARIA E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

  1. Belíssima explanação sobre o dia 20 de agosto.
    Parabéns.
    TFA

  2. um amplo comentário sobre a interindependência

  3. Muito bom o Texto, como sempre!!!

    Gostaria de saber se existem alguns indícios sobre a influencia do santo do dia.

    Pelo que me é conhecido, 20 de Agosto é dia de São Bernardo de Claraval. Idealizador de algumas regras dos Templários. Será que existe ai uma relação? Talvez a data também seja escolhida por esse motivo?
    TFA
    Marcus

    Kennyo Ismail – Irmão Marcus, é uma feliz coincidência. No entanto, não foi feita tal menção na proposta inicial que deu origem ao Dia do Maçom, e nas que se seguiram a partir da mesma. Além disso, dia 20 de Agosto é Dia do Maçom apenas no Brasil, enquanto é dia de São Bernardo também nos demais países. Ainda, a predominância do pensamento maçônico internacional, incluindo o Brasil, é de discordância da teoria de origem templária da Maçonaria. TFA.

  4. O dia do Maçon 20 de agosto, foi criado no Brasil por proposta do Irmão Eduardo Teixeira Membro ativo da Loja Acácia Itajaiense nº 1 da cidade de Itajai Santa Catarina. A Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina foi portadora da referida proposta a 5ª Mesa Redonda das Grandes Lojas do Brasil, realizada Na cidade de Belen do Pará e aprovada por hunaminidade pelas Grandes Lojas presentes, entrando em vigor naquela data.

    Kennyo Ismail – PGM Wilson Filomeno, obrigado pela colaboração. Importante registrar que entrou em vigor a partir de 1957 no âmbito da CMSB. Mas demorou algumas décadas para se tornar lei, passando, assim, a ser considerada uma data oficial e reconhecida civilmente. Teve início por leis estaduais apenas em 1983, a partir de SP. Em SC, por exemplo, apenas em 2005. E em âmbito nacional, a partir de 2010.

  5. Querido irmão, não sei se é só comigo, mas parece que o link está quebrado.

    Kennyo Ismail – Meu Ir. Rodrigo, obrigado pelo feedback. O problema já foi resolvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *