É brasileira! São milhares de arquivos, desde as obras maçônicas mais clássicas até os artigos acadêmicos mais atuais relacionados à Maçonaria, disponíveis gratuitamente para leitura. Há obras em português, espanhol, inglês, francês e alemão, divididas por tema:
- ACADÊMICOS: edições completas dos principais periódicos científicos do mundo dedicados à Maçonaria; além de TCCs sobre a Maçonaria, desde monografias de graduação até teses de doutorado.
- BOLETINS e JORNAIS ANTIGOS: centenas de números distintos de boletins e jornais maçônicos brasileiros do século XIX e dos primeiros anos do século XX.
- DICIONÁRIOS e ENCICLOPÉDIAS: dicionários e enciclopédias maçônicas publicados em português e inglês.
- GESTÃO MAÇÔNICA: planejamentos estratégicos e materiais de apoio para gestores maçônicos de várias Grandes Lojas do mundo.
- HISTÓRIA DA MAÇONARIA: obras sobre a história da Maçonaria no mundo e em diversos países, incluindo o Brasil.
- LEGISLAÇÕES: desde as constituições mais antigas até as atuais de diversas Grandes Lojas.
- MAÇONARIA e RELIGIÃO: artigos e livros de religiosos, maçons ou não, interpretando a Maçonaria, rasa ou profundamente, à luz de suas convicções religiosas.
- OBRAS CLÁSSICAS: grandes clássicos da maçonaria mundial, que moldaram e mudaram os rumos da Maçonaria, como Maçonaria Dissecada, TDK, Ahiman Rezon, Moral & Dogma, dentre muitos outros de autores como Webb, Preston e Mackey.
- PUBLICAÇÕES CMSB: comunicações oficiais da CMSB publicadas ao longo dos anos.
- RITOS e RITUAIS: obras nacionais e estrangeiras, dos ritos tradicionalmente adotados pelas Grandes Lojas brasileiras, o REAA, o Rito de York e o de Schroeder, além de obras relativas a outros ritos e rituais.
- SIMBOLOGIA e FILOSOFIA: obras com estudos sobre esse “belo sistema de moralidade, velado em alegorias e ilustrado por símbolos”.
- TEMAS MAÇÔNICOS GERAIS: miscelânea de obras antigas e atuais, de diferentes países, dedicadas aos mais diversos temas maçônicos.
O acesso é livre: https://cmsb.org.br/biblioteca/ Isso porque a CMSB, mantenedora da biblioteca, que contou com o apoio do No Esquadro neste projeto, optou por garantir o acesso livre para que não apenas os membros das Grandes Lojas confederadas possam ter acesso, mas todos os irmãos, pesquisadores e estudiosos.
Muitos dos documentos disponíveis eram inacessíveis até então. Agora, estão classificados e reunidos em uma única plataforma, o que proporciona comodidade e facilidade aos interessados. Assim, a CMSB promove o acesso à informação e a democratização do conhecimento maçônicos, permitindo uma evolução mais eficiente do ensino e pesquisa da Maçonaria brasileira.
Quero compra um exemplar do Liv. Ordem sobre o Caos; mas sei só o número da inha identidade Maçônica da Glojar que é 10021
Sensacional!!! Pois o site abrirá as portas para os maçons realizarem pesquisas, a fim de subsidiar suas peças de arquitetura, cobradas por muitas lojas na caminhada pelos graus.’.
M.’.I.’.C.’.T.’.M.’.R.’.
Fênix e Fraternidade n°53 GLEPA
Para quem gosta de músicas para sessões maçônicas, procure no Google Play por “escribas harmonia”, onde montei vários álbuns com músicas especificas. Ou acessem direto https://play.google.com/store/apps/details?id=app.EscribasHarmonia