Recebi recentemente o livreto “Anais Maçônicos Fluminenses: Inconfidências da Maçonaria de 1834”, de Cloves Gregorio, autor do Maçonaria Tupiniquim.
Trata-se de um livreto de 40 páginas que resgata uma publicação original de 1834, na qual é apresentada uma descrição das atividades maçônicas no Brasil, no período entre 1800 e 1832. O texto original é esclarecido com algumas notas de rodapé, escritas pelo Cloves.
O histórico texto apresenta uma Maçonaria brasileira progressista e liberal; e relata o surgimento do Apostolado como seu contrabalanço, sendo este conservador e antimaçônico. Ao Apostolado, seus autores creditavam “perversidade”, “planos sombrios” e que “envenenaram o povo com descobertas inventadas de horrorosas conspirações dos maçons”.
Se eu tivesse que apontar um ponto fraco desta publicação, diria que senti falta de um capítulo final em que o próprio Cloves, como historiador competente que é, analisasse o conteúdo dos Anais auxiliado por outros documentos e obras.
Já como ponto forte, destaco a inclusão de um QR Code ao final da publicação, que dá acesso ao documento original digitalizado. Utilizei dessa solução nos dois Volumes de “Maçonaria Brasileira: a história ocultada” e acredito ser extremamente útil aos leitores, além de reforçar a honestidade acadêmica.
Os irmãos interessados em ler esta publicação podem adquiri-la na versão e-book pela Amazon CLICANDO AQUI.