Publicado em

O LIVRO DO VENERÁVEL MESTRE

Lançado neste mês pela editora A Trolha, “O Livro do Venerável Mestre” tem por objetivo ajudar a desenvolver e aprimorar as habilidades e competências necessárias para administrar uma loja ou corpo maçônico, independente de rito, com uma série de dicas e ferramentas úteis à gestão maçônica, assim como um poderoso instrumento de autodesenvolvimento de liderança.

Nesta obra, Kennyo Ismail, que, além de pesquisador maçônico consagrado, é professor de Administração, tendo, ao longo dos anos, vínculo com instituições de peso, como FGV e IBMEC, líderes nacionais e com renome internacional na formação de executivos, consegue adaptar as teorias organizacionais à realidade maçônica brasileira e transmitir esse conhecimento em uma linguagem leve e de fácil assimilação em prol da formação de futuros Veneráveis Mestres e presidentes de corpos.

A apresentação da obra é feita pelo Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, que, quando de sua eleição ao Grão-Mestrado, foi o primeiro Sênior DeMolay eleito Grão-Mestre no Brasil, além de ter sido o mais novo Grão-Mestre do mundo à época.

“O Livro do Venerável Mestre” é leitura obrigatória para aqueles que assumem ou planejam um dia assumir a direção de uma organização maçônica e se preocupam em realizar um trabalho bem feito para se despedirem de irmãos “contentes e satisfeitos”.

Você pode encontrar o livro na loja virtual da editora A Trolha.

6 comentários sobre “O LIVRO DO VENERÁVEL MESTRE

  1. A Editora Maçônica A TROLHA, no geral, sempre disponibilizando bons títulos aos leitores maçons do Brasil.

    O Irm Kennyo Ismail é uma das maiores referências nacionais, leitura obrigatória para todos Mestres Maçons dirigentes de Lojas simbólicas e corpos filosóficos.

    Dos últimos lançamentos do Clube do Livro Maçônico da Trolha, acrescentaria, além deste “O Livro do VM” do Irm Kennyo, o “Fundamentos da Filosofia Maçônica – volume 1” do Irm Luiz Vitório Cichoski, o qual está programado para janeiro de 2019, o lançamento do volume 2.

    No meu entender, com todo respeito aos demais, os IIrm Kennyo Ismail e Luiz Vitório Cichoski são os dois principais autores maçônicos da atualidade, com livros que são obrigatórios para todos que querem entender os principais fundamentos da maçonaria e seus desafios atuais e futuros!

    Parabéns!

  2. Irmão
    Poderia disponibilizar o sumário completo?
    No site da Trolha só aparece a primeira página do sumário.
    TFA
    Samir

  3. Meu grande irmão e companheiro Kennyo. Tenho uma dúvida sobre a saudação e tratamento em loja quando o Ir.’. 1o Vig.’. assume o lugar do Ven.’. M.’. em uma sessão ordinária. O mesmo deve ser saudado como “ Ven.’. M.’. em exercício” ou apenas como Ven.’. M.’. ? Não encontrei em nossos rituais e fontes maçônicas resposta para esta dúvida e gostaria de explanar em loja sobre este tema, pois gerou controvérsias em nossa última reunião. Um grande abraço.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Lazaro, meu entendimento, e pelo que já vi nas andanças por aí, é de que deve ser tratado por VM, assim como quando se coloca um Primeiro Diácono substituindo o oficial titular ausente.

    1. A título de ilustração:

      Em nossa Loja, face a escassez de informações e normas acerca do assunto em tela, adotamos a seguinte metodologia:

      Só chamamos de VM quando o substituto é MI, caso contrário, sendo o 1º Vig (se não for MI), chamamos por “Irm. Presidente da Sessão”.
      Ressalto ainda que ao Irm. Pres. da Sessão é também vedado ocupar o Trono do VM, ocupando este, a cadeira da direita, ficando o lugar de honra do VM vazio.
      Da mesma forma, não realizamos Sessões Magnas de nenhuma natureza, admitindo-se substituto de VM “não instalado”, somente para Sessões Econômicas.

      Espero ter contribuído para a discussão.
      Obrigado

  4. Grande Ir Kennyo, mais uma vez nos surpreende com uma boa obra, ainda não completei a leitura, mas até então, tem sido muito importante para consolidar alguns pensamentos e teses que intuía, no que é, minha segunda jornada como Mestre de uma Loja. Obrigado.

  5. Parabéns Grande Mestre por mais essa obra e obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Aguardava anciosamente essa obra.
    TFA
    Jose Alves Junior
    Oriente de Colatina – ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *