Hoje o Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, conhecido pela sigla SC33, completou 192 anos de história ininterrupta. É, sem sombra de dúvidas, a instituição maçônica brasileira mais antiga em trabalho ininterrupto.
E quando falamos em trabalho ininterrupto, isso inclui a atual pandemia durante a qual o SC33 manteve-se ativo em prol do Rito Escocês. E em homenagem ao seu aniversário, compartilho uma das belas ações fraternas que ele protagonizou recentemente:
No dia 25 de fevereiro deste ano, o SC33 recebeu em sua sede, em Jacarepaguá, tomando todas as medidas preventivas recomendadas, o Grão-Mestre do Grande Oriente de Goiás – COMAB, Sereníssimo Irmão Abdalla Hanna Obeid, acompanhado de seu Grande Secretário de Relações Exteriores, Irmão Walter de Paula, e do Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio de Janeiro – COMAB, Sereníssimo Irmão Jorge Goveia Mello.
A reunião coroou um processo iniciado meses antes, pelo qual os membros do Grande Oriente de Goiás, que cursavam os altos graus do Rito Escocês Antigo e Aceito em um Supremo Conselho irregular, solicitaram regularização no SC33, o Supremo Conselho de Montezuma e de Behring, o mais antigo e único regular no país conforme as constituições do rito e a Conferência Mundial de Supremos Conselhos.
Na ocasião, o Soberano Grande Comendador, Jorge Luiz de Andrade Lins, fez a assinatura dos atos de regularização dos membros, que passaram a compor uma delegacia da 1a. Região do Estado de Goiás.
O SC33 é atualmente o terceiro maior Supremo Conselho do mundo, além de um dos mais antigos em funcionamento. Tem posição de destaque nas Conferências Mundiais do rito, já tendo sediado uma de suas edições, em 2000. E desde o final da década de 90 recebe, além de Mestres Maçons regulares das Grandes Lojas da CMSB, irmãos do GOB e da COMAB. Assim, nele se confraternizam e aprendem, juntos, todos os irmãos da Maçonaria Regular Brasileira interessados nesse belo sistema de moralidade transmitido pelos altos graus do REAA, de forma regular e reconhecida internacionalmente.
Parabéns aos mais de trinta mil membros do SC33 por fazerem parte dessa belíssima história de 192 anos!
Parabéns!!!
Olá, Kennyo! Onde eu acho a lista dos supremos conselhos internacionais regulares para o REAA? Abraço!