Os últimos quatro dias foram dedicados à Maçonaria de Norte a Sul do Brasil, literalmente.
No último sábado, dia 23/5, tive a honra de estar presente no “Yorkshop” dos graus simbólicos do Rito de York de Santa Catarina, promovido pela Loja Monteiro Lobato, na cidade de Itajaí. O evento, que contou com representantes de 12 Lojas do Rito de York de SC e RS, teve início às 09h da manhã e término às 19h, abrangendo a padronização ritualística dos graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre, além da cerimônia de instalação no Rito. Na ocasião, ministrei palestra sobre a história do Rito de York e suas principais características e pude constatar que o Rito de York tem crescido de forma admirável no Brasil, de forma rápida e responsável, garantindo excelente nível de padronização.
No domingo, participamos de confraternização promovida pela Loja anfitriã, contando com a presença de nossas cunhadas, sobrinhos e sobrinhas. Agradeço imensamente os Irmãos Alexandre Rizzi, Toni Haag, Flávio Dellazzana e todos os demais irmãos pela hospitalidade fraterna.
Já na segunda-feira cedo, após algumas horas de descanso em Brasília, me vi novamente no Aeroporto, dessa vez rumo a Manaus. Durante a tarde tive uma proveitosa conversa com o poderoso Irmão Armando Corrêa Júnior, Grão-Mestre Eleito do GOB-AM. Foi muito bom escutar seus projetos para aquela Obediência que, com absoluta certeza, estará em ótimas e competentes mãos durante essa próxima gestão. E de noite pude, enquanto District Recorder, atender a reunião do Tabernáculo Manaós de Sacerdotes Cavaleiros Templários, constatando o maravilhoso trabalho que os Irmãos de Manaus estão realizando e alinhando as relações com o nosso Distrito 55. Fica aqui um agradecimento especial ao respeitável Irmão Paulo José da Costa Santos por todo suporte prestado.
Hoje, já de volta a Brasília, escrevo este pequeno texto com um sorriso no rosto ao constatar, desta Capital Federal, que, nesse país continental, nossa Maçonaria é una, formada por irmãos que, do Sul ao Norte do país, possuem o mesmo brilho no olhar, garra, determinação e dedicação à nossa Sublime Ordem Maçônica. E sinto muito orgulho de poder fazer parte disso.
Parabéns pelo post. O Rito de York me transmitiu essa imagem de universalização desde o primeiro contato que tive com ele.