Publicado em

I Encontro Nacional das Lojas do Rito de York

Nos últimos dias 03, 04 e 05 de junho ocorreu em Brasília o I Encontro Nacional das Lojas do Rito de York, que contou com mais de 200 irmãos participantes, de 22 estados, além de uma comitiva de irmãos do Paraguai. Entre os presentes, destacou-se a participação do Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal e anfitrião do evento; Aldino Brasil, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Rondônia; Juscelino Amaral, Past Grão-Mestre da Grande Loja de Rondônia; Rubens dos Santos, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Mato Grosso do Sul; e Bernardino Senna Ferreira Filho, Past Grão-Mestre da Grande Loja do Amapá. Ainda, os Altos Graus do Rito de York se fizeram presentes pelo Irmão João Guilherme da Cruz Ribeiro, Past Grand Sumo Sacerdote do Supremo Grande Capítulo de Mçaons do Real Arco do Brasil; e Kennyo Ismail, Grão-Mestre do Supremo Grande Conselho de Maçons Crípticos do Brasil.

_MG_3378Na tarde de sexta-feira os Veneráveis Mestres das Lojas do Rito de York e seus representantes se reuniram administrativamente numa histórica reunião, na qual se decidiu pela criação do Conselho Nacional das Lojas do Rito de York, que terá por objetivo a divulgação do Rito de York; a promoção de sua literatura; o fomento de sua cultura; e a perpetuação desse Encontro e sua qualidade. Já à noite foi realizada a Loja de Mesa Nacional, contando com seus mais de 200 participantes. Provavelmente o maior banquete ritualístico já realizado no Brasil.

O sábado pela manhã e pela tarde foi dedicado a palestras dos Irmãos João Guilherme, Kennyo Ismail, Cassiano Morais e William Carvalho, com temas sobre a história do Rito de York; sua simbologia e ritualística; a relação da Ordem DeMolay com o Rito; e uma revisão histórica da Maçonaria Brasileira até os dias atuais. No final da tarde os irmãos assistiram e riram bastante com a comédia maçônica “Um Happy-hour entre o Rito Escocês e o Rito de York”, de autoria de Kennyo Ismail e estrelada pelos Irmãos Arthur de Oliveira Martins, de Uberlândia – MG, e Társis Valentim Pinchemel, de Vitória da Conquista- BA. E a noite foi coroada com a famosa peça teatral “Jaques de Molay e o fim da Ordem dos Templários”, estrelada pelo irmão e ator global John Vaz.

_MG_4430No domingo pela manhã ocorreu o encerramento do Encontro, por meio da realização de uma belíssima iniciação pela Loja Maçônica “Flor de Lótus”, primaz do Rito de York no Centro-Oeste, na qual todos os oficiais realizaram suas funções e falas decoradas, como o Rito de York preconiza, contando ainda com o Mestre de Harmonia tocando ao vivo, e pela qual buscou-se uma padronização ritualística das Lojas presentes que adotam a versão do ritual da Grande Loja do Estado de New York. Para se ter uma ideia da beleza de tal iniciação, muitos foram os irmãos que não contiveram suas lágrimas ao final, sob o som de palmas incessantes: desde o Venerável Mestre que presidiu a sessão, até um dos candidatos iniciados.

Um destaque especial para a participação ativa e fundamental das cunhadas da Fraternidade Feminina da Loja “Flor de Lótus”, que esbanjaram simpatia e competência à frente do credenciamento e apoio de todo o evento. Para ver mais fotos do evento, acesse este link.

Quem não foi, perdeu. E quem foi, voltou para a casa com a certeza de que não perderá a próxima edição do Encontro.

5 comentários sobre “I Encontro Nacional das Lojas do Rito de York

  1. Parabéns aos IIrm pela iniciativa, organização e execução de tão grandioso evento!
    Já priorizada essa participação para o ano que vem!

  2. Queridos irmãos, bom dia!!! Venho através desta expressar minha imensa alegria e satisfação por poder ter participado de tão grandioso evento.

    Parabéns a todos envolvidos na organização e a todos os participantes. Ano que vem a delegação do ES certamente estará presente.

  3. Que evento fantástico!!!

  4. Essa iniciativa louvável foi contemplada com o sucesso do importante encontro em sua organização, na parte cultural, na teatral e na social. Reinou a alegria e a emoção em todos os momentos fraternos, no aprendizado e companheirismo. Quero ressaltar a importância da participação nesse majestoso evento. Nossos sinceros votos de louvor aos irmãos da Loja Flor de Lótus com um TFA

  5. Parabéns meus IIr.’.. Certamente no próximo estaremos presentes já que estamos iniciando uma nova Loja subordinada à GLMMG, e que trabalhará no Rito de York, aqui em Araxá-MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *