Publicado em

Escola No Esquadro busca por Lojas Parceiras

A Escola No Esquadro é a primeira plataforma de cursos online de Maçonaria no Brasil, tendo por objetivo tornar o conhecimento maçônico mais acessível, em todos os sentidos, “em busca de mais luz na Maçonaria” aos irmãos das três vertentes regulares brasileiras: GOB, Grandes Lojas da CMSB e Grandes Orientes da COMAB. O desenvolvimento inicial deste projeto somente foi possível graças ao apoio de 05 Lojas Maçônicas: José Rocha Neto #133 (GLMERJ), União Fraternal de Salvador #11 (GOBA), Tiradentes #65 (GLMEES), Flor de Lótus #38 (GLMDF), e Fraternidade Sumareense #3734 (GOSP-GOB).

Seguindo um modelo inovador de educação organizacional, mais eficiente no desenvolvimento dos participantes do que os modelos tradicionais de educação, os cursos de curta duração oferecidos pela Escola No Esquadro permitem que o irmão se desenvolva naquelas áreas de conhecimento que tenha maior deficiência ou interesse.

Após seu lançamento, em junho de 2017, dois cursos foram concluídos e disponibilizados: Introdução à Maçonaria e História da Maçonaria no Brasil. Desde então, mais de uma centena de irmãos concluíram os mesmos. Em janeiro de 2018, a Secretaria Executiva da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, convidou a Escola No Esquadro para conduzir uma pesquisa nacional sobre a Maçonaria, cujos resultados foram apresentados em abril deste ano, em sua Grande Assembleia Geral, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. E em fevereiro deste ano a COMAB, reunida em sua Assembleia Geral, em Goiânia – GO aprovou a recomendação dos cursos da Escola No Esquadro para seus membros.

Outros cursos estão sendo atualmente trabalhados e muitos outros precisam ainda ser desenvolvidos em prol da educação maçônica, mas os desafios são grandes e para vencê-los precisamos de ajuda. Por essa razão, procuramos por Lojas Maçônicas que tenham a mesma visão pioneira e educacional que aquelas 05 primeiras que apoiaram a criação desta escola, de forma a viabilizar o lançamento de novos cursos.

Aqueles interessados em intermediar nosso contato com sua Loja, entre em contato conosco por e-mail: [email protected]   

Um comentário sobre “Escola No Esquadro busca por Lojas Parceiras

  1. Em minha limitada visão, entendo que alguns setores da maçonaria carecem de uma “inércia instrucional”, na qual, reluta-se em “apertar” os irmãos para incrementar sua formação, em detrimento de uma possível “perda de irmãos”, no caso, daqueles menos propensos ao estudo e ao auto-aprimoramento.

    No seio da maioria das Lojas, encontramos alguns “mestres contemplativos”, atentos a pormenores ritualísticos e a dogmas irredutíveis, no qual, qualquer tipo de inovação é veemente rechaçada, sob o argumento de “quebra dos Landmarks” ou da “egrégora”.

    Concordamos com o autor Irm Kennyo, maçonaria não pode ser vista como “clube de serviço” ou “grêmio de confraternizações”, maçonaria é coisa MUITO SÉRIA, os maçons iniciados, devem assumir a responsabilidade para com o constante aprimoramento, através do desbaste da P:.Br:. e isso só é possível, a partir de estudos bem conduzidos pelos Mestres da Loja, senão os neófitos correm o risco de se desviarem para inverdades históricas e fantasiosas, como um Tiradentes maçom, ou a maçonaria nas pirâmides do Egito ou ainda, a maçonaria vinda dos templários…

    Desta forma, essa ferramenta ora disponibilizada através da Escola do Esquadro, se devidamente aproveitada, auxilia em muito os Mestres da Loja na adequada instrução dos temas basilares da Ordem maçônica.

    Nossa Loja estará, certamente, apoiando a iniciativa, antes que a Escola passa vir a se descontinuar pela possível falta de apoio institucional NOSSO, aí, só nos restará lamentar a perda de uma iniciativa ímpar para a maçonaria brasileira!

    TFA,
    Irm Alessandro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *