Publicado em

GODF e o princípio maçônico do AMPARO

Em um de meus livros, História da Maçonaria brasileira para adultos, apresento a revisão de um estudo que fiz sobre o impacto dos diferentes lemas maçônicos nos trabalhos realizados pelas Obediências simbólicas. Em seguida, no último capítulo da obra, observo que a maçonaria brasileira tem, intrínseca e paulatinamente, se aproximado do lema maçônico original, de “Amor Fraternal, Amparo e Verdade”, por meio de suas atividades. É reflexo da “globalização maçônica” que vivemos. Esse tema também é abordado nas últimas 05 aulas do curso online de História da Maçonaria no Brasil, da Escola No Esquadro.

Pois bem, foi noticiado aqui no blog um belo exemplo de Amor Fraternal e Amparo, ocorrido nos EUA, quando, há poucos meses, um irmão maçom doou um de seus rins a um irmão necessitado. E hoje, fico feliz de divulgar um belo exemplo que o GODF – Grande Oriente do Distrito Federal, vem nos dar sobre esse belíssimo princípio maçônico do Amparo.

No último final de semana, dentre as atividades de encerramento de seu calendário maçônico, o GODF inaugurou sua Unidade Móvel Odontológica – UMO, que terá por objetivo atender, não apenas os integrantes da família maçônica, mas toda a comunidade carente nos eventos sociais realizados ou apoiados pelo GODF ou suas Lojas jurisdicionadas. O projeto do ônibus UMO, especialmente adaptado para esse fim, contou com o patrocínio dos Laboratórios Sabin, da Interlife Projetos Sociais e da Atlântida Móveis, além do apoio da Faculdade de Odontologia do ICESP e do Conselho Regional de Odontologia do DF para o evento de seu lançamento.

Essa iniciativa merece destaque porque não se trata de uma simples ação, mas de um programa permanente, que envolveu centenas de milhares de reais em investimento e envolverá atenção, dedicação, gestão e investimentos constantes. O GODF poderia distribuir cestas básicas e presentes de Natal, ou outra atividade simples, pontual, esporádica. Sim, essas ações são importantes, mas as necessidades das famílias menos favorecidas persistem nas outras 50 semanas do ano. O que o GODF fez foi assumir um compromisso permanente com a sociedade. E isso é algo que todo maçom e maçonaria deve fazer.

Que exemplos como esse continuem a surgir e nos motivar a seguir adiante em nossa jornada maçônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *