Publicado em

Lançamento do projeto: MORAL E DOGMA

A obra MORAL E DOGMA, de Albert Pike, publicada originalmente em 1871, é até hoje a maior referência literária do REAA, tendo estabelecido os alicerces filosóficos de compreensão dos símbolos e alegorias trabalhados nos graus do Rito.

Albert Pike, um autodidata e polímata, fluente em mais de uma dezena de línguas, por anos dedicou-se exclusivamente ao estudo do REAA, sendo MORAL E DOGMA o resultado de suas impressões e compilações acerca de seus graus e rituais.

Este clássico maçônico, com seus mais de 150 anos, ganhará agora uma edição especial no Brasil, em um único volume, como no original, e com o padrão de qualidade já conhecido de nossa editora No Esquadro, responsável pela publicação de títulos como Ordem sobre o Caos, Maçonaria Brasileira: a história ocultada, Bíblia Sagrada de Estudos Maçônicos, e a Constituição de Anderson.

Com tradução revisada por Kennyo Ismail, 33° e Rubens Caldeira Monteiro, 33°, e notas explicativas sobre termos e citações usadas por Pike, esta edição especial, com 896 páginas, mantém a aparência da publicação original, utilizando-se das imagens originais, além de fontes, diagramação e aparência similares. A obra terá capa dura e lombada gravada em hotstamp dourado, como a original.

Além disso, na recompensa de Luxo, o irmão receberá seu exemplar em um box de MDF com a águia bicéfala, símbolo do REAA e que ilustra a capa do livro, gravada a laser em baixo relevo na tampa.

Para saber mais e apoiar a campanha, acesse: https://www.catarse.me/moraledogma

14 comentários sobre “Lançamento do projeto: MORAL E DOGMA

  1. Meu grande irmão Kennyo, tenho algumas dúvidas sobre esta obra.
    Em que ela é similar à Ordem sobre o Caos (que possuo, inclusive) e à Moral e Dogma comentada pelo Arturo de Hoyos? Esta sua tradução fará referência às diferenças de rituais do SC33 brasileiro e o da jurisdição sul dos EUA?
    Muito obrigado e sucesso.

    Kennyo Ismail – Ir. Pedro, é a tradução da obra original MORAL E DOGMA, de Albert Pike, que é a base da obra comentada pelo De Hoyos e uma das referências que usei no ORDEM SOBRE O CAOS. Sendo a tradução de uma obra, não haverá inclusão que não seja notas de rodapé explicativas de termos usados por Pike.

  2. Irmão Kennyo:
    Já garanti meu exemplar.
    Obrigado por nos permitir apoiá-lo em mais um importante projeto.
    Sou um apreciador de suas obras – tanto as autorais quanto as traduções.
    Quando vier à Porto Alegre espero poder cumprimentá-lo pessoalmente.
    TFA

    Kennyo Ismail – Ir. Paulo, obrigado pelas palavras e apoio! TFA.

  3. Mestre Kennyo tenho certeza que essa obra será bem traduzida, igual a todas as outras feitas por vc. Possuo uma tradução do Pike que infelizmente torna a obra incompreensivel. Tenho o prazer de possuir todas as suas obras e o considero um dos maiores escritores e tradutor brasileiro da atualidade, não desfazendo dos outros, claro. Um grande abraço

  4. Prezado Ir.’. Kennyo Smail:
    Espero que esteja bem.
    Tomei conhecimento hoje deste projeto e fui apoiar. O site do catarse diz que enviou o boleto para meu email mas não recebí e o site não permite a impressão. Tentarei pagar pelo número do boleto, mas não sei se dará certo.
    Se puder ajudar…agradeço.
    T.’.F.’.A.’.
    Carlos Alberto

  5. Moral e Dogmas não é pra todo mundo, rs! É uma leitura complexa, com termos e links filosóficos desconhecidos pela maioria do publico maçônico do REAA brasileiro atual. Era um outro mundo, onde as pessoas falavam Grego, Hebraico, Latim e etc. Liam as obras clássicas dos pensadores helênicos e muitas outras..
    Se forem ler pensado que vão desvendar a síntese do REAA nos 32 GGr, vão se decepcionar….Mas se forem ler com o intuito de ter um relance (mesmo que acanhado) do pensamento de Pike, aí sim terão uma leitura mais prazerosa.

  6. Gostaria de adquirir a obra Moral e Dogma mas perdi o prazo. Se houver alguma possibilidade peço que me avise por gentileza no email marcelomaps@yahoo.com.br

  7. Olá Ir. Kennyo,

    Gostaria, se possível, de adquirir a obra, porém também perdi o prazo. Se houver a possibilidade me informe como proceder.
    Um fraterno TFA.

    Kennyo Ismail – Olá, Ir. Salvador. Após o envio dos exemplares de todos os apoiadores da campanha, colocarei os exemplares remanescentes à venda aqui no site: noesquadro.com.br/loja

  8. Gostaria de ser avisado quando tiver o Livro Moral e Dogma para venda. O preço será o mesmo?

    1. Gostaria de adquirir também o livro “Moral e Dogma”.
      Se possível me avisar
      marcelopolengue@gmail.com
      Muito obrigado

  9. Irmão Kennyo,

    Lembro de ter assistido há alguns dias uma de suas palestras que você apresentou, se não me engano foi lá no Amapá, onde você mesmo diz que o REAA tem 130 ensinamentos, que quem absorver estes 130 ensinamentos terá o mesmo nível intelectual dos maiores pensadores da humanidade.

    Pergunta: de onde tirou este número? Estes 130 ensinamentos já estão sedimentados na própria obra Moral & Dogma de Pike ou você mesmo que sistematizou essa numeração de ensinamentos a partir da vivência no REAA ou estudos da própria obra divulgada?

    Kennyo Ismail – Ir. Henri, quando fiz o livro ORDEM SOBRE O CAOS, mapeei os principais ensinamentos morais de cada grau, gerando uma tabela que consta na obra. Daí o número.

  10. Boa tarde Ir Kennyo, tenho interesse em adquirir a obra, como faço?

    Kennyo Ismail – Você pode adquirir pelo link noesquadro.com.br/loja

  11. Irmão Kennyo já garanti meu exemplar de Moral e Dogma e estou no aguardo ansioso para começar a leitura.Parabéns pela iniciativa.

  12. Irmão Kennyo, que maravilhosa iniciativa. Meus sinceros parabéns.
    Uma dúvida apenas, o projeto ainda está em andamento? Consigo ainda adquirir o livro?
    Fraternal Abraço

    Renan Pinto

    Kennyo Ismail – O projeto foi concluído e os exemplares remanescentes estão à venda pelo link noesquadro.com.br/loja

  13. Irmão Kennyo. Parabéns pela finalização do projeto Moral e Dogma; recebi meu exemplar e o resultado ficou ótimo. Temos apoiado suas publicações na certeza de que tem sido o melhor que se publica sobre temas maçônicos na atualidade. Continue a nos brindar com suas excelentes obras. Fraterno abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *