Publicado em

UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA MAÇONARIA BRASILEIRA

cassianoNeste último sábado, dia 05/12, o Irmão Cassiano Teixeira de Morais foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, iniciando assim um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira.

Sua chapa obteve 75% dos votos válidos, rompendo um histórico de anos de acirradas disputas eleitorais no âmbito da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal. Na anterior, por exemplo, a diferença entre a chapa vitoriosa e a derrotada foi de pouco mais de 20 votos. Já a chapa intitulada “Ordem e Progresso” obteve o triplo dos votos da chapa adversária.

Mas não é apenas por isso que se inicia um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira…

O Irmão Cassiano tem apenas 35 anos de idade e 10 anos de Maçonaria. Numa Grande Loja com média de idade girando em torno dos 60 anos, ¾ de seu povo maçônico elegeram alguém mais jovem para lidera-los, confiando ao Irmão Cassiano a condução da organização que alguns, há 50 anos, ajudaram a fundar. Assim, Cassiano passa agora a ser o Grão-Mestre mais novo entre todos os atuais Grão-Mestres de Obediências Simbólicas do Brasil.

Mas não é apenas por isso que se inicia um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira…

O Irmão Cassiano é Sênior DeMolay, Chevalier, tendo sido em sua adolescência Mestre Conselheiro do Capítulo Paracatu da Ordem DeMolay, Mestre Conselheiro Regional da 5ª Oficialaria Executiva de Minas Gerais, Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais, e Mestre Conselheiro Nacional da Ordem DeMolay para o Brasil. Tendo seu caráter e liderança forjados nas fileiras da Ordem DeMolay e alcançado o posto mais alto e a maior honraria que um jovem DeMolay pode almejar, agora o Irmão Cassiano faz valer o discurso que muitos maçons têm repetido nas últimas décadas em cada um das centenas de Capítulos DeMolays país a fora: “os DeMolays são o futuro da Maçonaria”. Ao ser eleito no último sábado, o Irmão Cassiano se torna o primeiro Sênior DeMolay no Brasil a alcançar o posto de Grão-Mestre.

Mas não é apenas por isso que se inicia um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira…

Se eu dissesse que o projeto do Irmão Cassiano foi abraçado por ¾ dos maçons da GLMDF, eu estaria mentindo. Na verdade, o projeto de ¾ dos maçons da GLMDF foi abraçado pelo Irmão Cassiano. É isso mesmo. O Irmão Cassiano não se candidatou a Grão-Mestre. Assim como seu Adjunto, Irmão Paulo Silveira, também não se candidatou. Ambos foram convidados a se candidatarem a Grão-Mestre e Adjunto, por centenas de maçons que, espontânea e democraticamente, sem distinção de cargos ou graus, passaram a se reunir periodicamente para discussão e desenvolvimento de um projeto para a Grande Loja e para eleger nomes a serem convidados a representar e, quando formalmente eleitos e empossados, executar esse projeto. Você já imaginou uma Maçonaria despida das vaidades que podem levar um homem a se candidatar? Sem interesses individuais que podem ser sobrepostos aos interesses coletivos? Em que um homem, em vez de pedir para que os irmãos votem nele, é convidado pelos irmãos a ser Grão-Mestre?

É por todas essas razões e, principalmente, por esta última, que no último sábado, dia 05 de Dezembro de 2015, iniciou-se um novo capítulo na história da Maçonaria brasileira. Que esse modelo, que se mostrou tão virtuoso e vitorioso, inspire movimentos similares por todo o país. A Maçonaria brasileira, com certeza, agradece.

28 comentários sobre “UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA MAÇONARIA BRASILEIRA

  1. Parabéns irmão Kennyo,
    Com sua arguta inteligência soube, em poucas palavras, traduzir o significado da eleição do sereníssimo Gão Mestre Cassiano.
    Novos tempos se aproximam para a maçonaria, para a pátria e para nossas vidas. Um caloroso abraço a todos.

  2. Parabéns pela excelente publicação.TFA

  3. Meu irmão Cassiano sabemos dos seus valores para conduzir uma alta adm, parabéns.

  4. Ficamos muito orgulhosos com a vitória do irmão Cassiano. Da PB enviamos bons fluidos para uma gestão repleta de êxitos na MR Grande Loja Maçônica do Distrito Federal.

  5. Um marco na história da maçonaria brasileira a vitória do irmão Cassiano Teixeira de Morais ao posto de Grão Mestre da GLMDF com apenas 35 anos de idade.Que o Pai Celestial o abençoe e lhe dê muita sabedoria. Um TFA.

  6. Parabéns!!!
    O novo GM vai permitir a visitação entre as POtências GOB – CMSB eCOMAB???

    Kennyo Ismail – Ezequias, ele foi eleito GM da GLMDF, não do GOB. Quem tem problemas com a COMAB é outro GM: Marcos José. Sua pergunta será apropriada para o sucessor desse.

  7. Parabenizar o irmão Cassiano pela Vitória e pela quebra de paradigma, a maçonaria deve se renovar constantemente e mostrar para população que estamos conectados com atual conjuntura.

  8. Parabéns Ir.. Cassiano! Quê o Gadu lhe dê muita saúde,paz e tranquilidade para que possa conduzir os destino da nossa GLMDF !!! TFA.

  9. Parabéns aos Maçons da GL do DF, que optaram pela escolha do Ir. Que o trabalho do mesmo seja bastante profícuo.

  10. Falar do Cassiano o qual tive o privilégio de conviver com ele na Ordem DeMolay de Paracatu é algo extraordinário. Isso é reflexo da sua grandeza como ser humano, DeMolay, maçom, filho e esposo. Parabéns e só posso desejar boa sorte e discernimento em suas decisões. TFA Roberto Lima – Presidente do Conselho Consultivo de Paracatu

  11. Excelente matéria Ir Kennyo. Orgulho de ter um DeMolay como novo Grão Mestre da GLMDF nosso duplo Ir Cassiano.

  12. Fico feliz em saber em saber que nem tudo esta perdido. Que ainda existe esperanca Para um Brasil melhor. A maconaria precisa urgentemente se reinventar. Os mestres tem este compromisso com a ordem. Que o GADU ilumine o Ir. Cassiano.

  13. Parabens sobrinho Cassisno

    Parabens Grande Loja

    Esta ai uma luz no fim do tunnel para um novo Brasil

    Acredito na Ordem

    Conto com estes jovens para mudar o Brasil

    Avante DeMolays

    1. Boa tarde Cassiano.Eu como ex oficial executivo e que juntamente com você e muito outros Demoley e Irs Maçons tivemos oportunidade de juntos trabalharmos para o crescimento das ordens,dou-lhe os parabéns pela sua eleição de Grão Mestre. Que o Pai Celestial continue iluminando sua sabedoria nas suas ações. Valadares te recebeu como Demoley, se oportunidade tiver um prazer recebe-lo como Ir e como Grão Mestre. Compartilho minha satisfação. Desculpe demais Ir mas nesta notícia comecei reencontrar nomes de um passado não muito distante o Kennyo – abraços extensivos a todos.

  14. parabéns grande mestre e que o GADU lhe ajude.

  15. Parabéns meu Ir. que nosso poderoso G.A.D.U, lhe proteja com
    saúde e muita sabedoria meu querido., precisando estamos aqui na Loja Acácia Brasiliense 1.183 – Goiânia – Goiás.

  16. Parabéns ao Ir.: Cassiano Teixeira por tão cedo conseguir a confiança dos Irs.: do Distrito Federal. Que você faça um Grão Mestrado de Trabalhos, Fraternidade e União. E você já entra para história da Maçonaria Brasileira.
    Ir.: Mariton Cirino Barbosa
    Loja Maçônica Cristo Rendentor N 33
    Coelho Neto – Maranhão

  17. Ver um irmão demolay ocupar o mesmo posto que meu pai ocupou na GLMDF 40 anos depois, não tem preço!

  18. Parabéns ao Irmão Cassiano, é a nossa Ordem Demolay colhendo os frutos de anos de luta.

  19. Parabéns ir. Cassiano desejo muito sucesso!!!

  20. A maçonaria só será progressista, livre e de bons costumes, se as lojas não tiverem donos. Se a igualdade e a liberdade de consciência foram respeitadas. Parabéns pelo sangue novo eleito! Que o GADU dê sabedoria e justiça!

  21. Parabéns Ir.’. Cassiano!!!

    Você comprovou ‘à todos os homens que as nossas cerimônias não são fórmulas vazias’.

    Orgulho de ser DeMolay e Maçom, e poder dizer que valorosos IIr.’. também compactuam da mesma vontade de trabalhar e de ser cada vez melhores homens.

    Um TFA do Ir.’. baiano, erradicado em terras catarinenses.

    ARLS Fraternidade Blumenauense Nº 06
    MRGRLSC

  22. Parabéns Ir.Cassiano pela vitória! Estamos torcendo pelo seu sucesso frente às GLDF. Fraternalmente, Nívaldo Falcão – ARS “União e Liberdade II” Formosa-GO.

  23. Parabens Irmao DeMolay, voce provou que a ordem demolay e um lugar que nos ensina a prova da liderança e para descidirmos o caminhos que queremos seguir !

  24. Parabéns Grao Mestre.
    Amei a reportagem principalmente pelo fato de trabalhar pela Ordem e pelos irmãos sem interesses próprios do egoismo, orgulho e vaidade. São vícios profundos da humanidade, difíceis de serem desarraigados dos nossos corações.
    Isso me leva acreditar que a geração INDIGO já esta no poder, pelo amor, pela fraternidade e pelos princípios de moral elevada e caridade.
    Que o GADU abençoe vosso mandato.
    PANSERA

  25. Não sou da religião, mas serve como exemplo a história do Cassiano, parabéns tão jovem é já muito competente.

    Kennyo Ismail – Prezado Sued, não sei qual religião você se refere, já que Maçonaria não é uma religião, mas concordo com o restante da frase.

  26. Gostaria de saber se na GLMDF a eleição se dá por voto universal dos obreiros ou por voto colegiado em que cada Loja representa um voto.
    Cumprimmento o irmão Cassiano pela eleição, desejando muito sucesso na condução da GLMDF, e que seja sempre um fiel interprete dos anseios dos Obreiros.

    Kennyo Ismail – Voto universal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *