Publicado em

Uma nova era na Maçonaria do DF

apertoA Maçonaria brasiliense inaugura sua Era de Ouro. As duas Obediências Maçônicas Estaduais, o GODF e a GLMDF, convivem fraternalmente há mais de 30 anos, e tem essa amizade formalmente sancionada há mais de 15. No entanto, essa convivência parece se fortalecer ainda mais sob a gestão de seus dois atuais Grão-Mestres: Lucas Galdeano e Cassiano Morais. Aqueles que os conhecem percebem que ambos possuem qualidades em comum. Dinâmicos e comunicativos, oriundos do interior (Ribeirão Preto-SP e Araxá-MG), dedicam suas vidas profissionais à saúde (um é dentista e o outro psiquiatra), são socialmente engajados (ambos são Nobres Shriners), e se preocupam com a cultura e a educação maçônicas.

Suas eleições com esmagadora maioria dos votos evidenciam também que essa é a cara da Maçonaria do século XXI ou, pelo menos, aquela que o povo maçônico do Distrito Federal deseja adotar. Grão-Mestres atuantes, com as portas de seus gabinetes sempre abertas, um sorriso no rosto acompanhado de um abraço fraterno e um ouvido atento para cada maçom que por ali passar, seja um Aprendiz ou um Venerável Mestre.

Uma bela evidência dessa postura fraterna e amiga pode ser vista nessa carta aberta.

Numa época em que a Maçonaria brasileira experimenta, em muitas localidades, o amargor de ações que aprofundam o abismo resultante das divisões, são exemplos como o do DF e o do PR que nos servem de pontes em prol do amor fraternal. Afinal de contas, a harmonia é o sustentáculo de todas as instituições, especialmente a maçônica.

4 comentários sobre “Uma nova era na Maçonaria do DF

  1. Como é bom e agradável ver os IIr.’. em união.
    Ainda sonho em ver uma só maçonaria, unida, sem rancores.

    T.´.F.´.A.´.

    1. Lobos travestidos em pele de cordeiro

  2. Parabéns aos ilustres IIr.’. e atuais Grão-Mestres: Lucas Galdeano e Cassiano Morais.Por esta iniciativa de união das potencias maçônica deste oriente.Que possamos vivenciar em outros orientes este momento impar desta nossa instituição.

    Wilson Silva 1°Vig
    ARLS Lauro Sodré II N°50
    Oriente de Governador Valadares -MG
    GLMMG

  3. Excelente notícia registrada na Rede Mundial! Devo comentar-lhe, mano Kennyo, para o aprimoramento possível, que o link da carta aberta está removido…TFA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *