Publicado em

XLVII Assembleia Geral Ordinária da CMSB

A CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, que congrega as 27 Grandes Lojas brasileiras e soma mais de 110 mil maçons regulares, realizou em Vitória-ES, nos últimos dias 04 a 08 de julho sua XLVII Assembleia Geral Ordinária, tendo a GLMEES – Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo como anfitriã.

O Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Walter Noronha, e seu Adjunto, Irmão Valdir Massucatti, lideraram uma equipe de mais de uma centena de irmãos voluntários, divididos em comissões que garantiram o sucesso do evento. Além disso, contando com todo o apoio das lojas maçônicas da jurisdição, a GLMEES adotou um sistema em que cada loja assumia a responsabilidade de ciceronear uma comitiva, o que deu um ar mais amistoso e fraterno ao evento.

A abertura, realizada no principal centro de convenções da cidade, mostrou, logo de início, a grandiosidade que seria o evento. Além dos 27 Grãos-Mestres das Grandes Lojas e do Soberano Grande Comendador do SC33 (Supremo Conselho do Grau 33, de Jacarepaguá, o único brasileiro reconhecido pela conferência internacional de Supremos Conselhos), Mui Poderoso Irmão Jorge Lins, estiveram presentes o Secretário-Geral da CMSB, Irmão Jordão Abreu da Silva Júnior; o Soberano Grão-Mestre Geral do GOB – Grande Oriente do Brasil, Irmão Ricardo de Carvalho; o Secretário-Geral da COMAB – Confederação Maçônica do Brasil, Irmão PGM Lázaro Emanuel Franco Salles; além de mais de uma dúzia de Grãos-Mestres e autoridades representantes da Maçonaria de países como: Espanha, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru, Panamá, Estados Unidos, Sérvia, França, Romênia, Gabão e Haiti.

Enquanto que essa Assembléia Geral da CMSB escreveu uma nova página na história nacional da maçonaria, ao contar com a presença dos representantes maiores das três vertentes maçônicas brasileiras, GOB, CMSB e COMAB, na mesma mesa diretora, algo provavelmente inédito e impensado nos últimos 10 anos; também explicitou a relevância da CMSB perante a comunidade maçônica regular mundial, contando com a presença dos três candidatos ao posto de Secretário-Executivo da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares (oriundos da Espanha, Romênia e Sérvia), cuja eleição ocorrerá em novembro, no Panamá.

Foi uma grande honra atender ao convite dos irmãos Walter Noronha e Valdir Massucatti para realizar palestra nesse evento, que é o maior evento maçônico do Brasil, sempre somando mais de mil participantes. Pude rever amigos, acompanhar os bastidores de debates e decisões positivas para nossa Sublime Ordem, e iniciar o diálogo com duas importantes Grandes Lojas acerca de futuras parcerias com a Escola No Esquadro. Agradeço ao Irmão Rafhael Guimarães por todo apoio e suporte dado durante minha estadia.

A próxima Assembleia Geral Ordinária será em Brasília – DF, entre os dias 03 e 07 de julho de 2019. E será um grande desafio para a comissão organizadora, liderada pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Cassiano Teixeira de Morais, alcançar o mesmo nível de satisfação dos participantes desta última edição. Mas quem conhece o Irmão Cassiano sabe que ele adora um desafio, e todos estão trabalhando muito para ajudá-lo a vencer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *