James VI e I |
James VI era rei da escócia em 1601 quando, com 35 anos de idade, foi iniciado na maçonaria escocesa, na Loja “Perth and Scone”. É o 1º imperador que se tem notícia da iniciação na Maçonaria. Dois anos após sua iniciação, ele assumiu também o trono da Inglaterra e Irlanda, passando a ser para esses “James I”, (por isso muitas vezes mencionado como James VI&I), e iniciando assim a era “stuartista”. A partir daí, todos os homens da família e nobres de sua corte tradicionalmente ingressavam na Maçonaria.
Em 1715, os Stuarts foram exilados na França, mais precisamente em Bar le Duc. Nesse mesmo ano, James Radclyffe, Conde e melhor amigo do pretendente ao trono, James III, “The Old Pretender”, acompanhado de seu irmão Charles Radclyffe, ambos fiéis declarados à causa Stuart, retornaram à Escócia para participarem de uma rebelião. A rebelião fracassou e ambos foram presos, sendo que o Conde James Radclyffe foi executado e Charles Radclyffe conseguiu fugir e retornar à França.
Charles Radclyffe |
Dez anos depois, Charles Radclyffe, então secretário do Príncipe Charles Edward Stuart, conhecido como “The Young Pretender”, na França, e atendendo o desejo do príncipe e de sua corte, funda a 1ª Loja Maçônica “escocesa” em território francês. Através de sua liderança, as Lojas conhecidas como “escocesas” rapidamente se proliferam na França.
20 anos depois, em 1745, apoiando uma frustrada tentativa dos Stuarts de retomada do trono da Inglaterra, o Conde Charles Raclyffe é capturado e executado em Londres. Porém, sua iniciativa maçônica foi o embrião do que hoje conhecemos como Rito Escocês Antigo e Aceito.
Guarde esse nome, Charles Radclyffe, o verdadeiro precursor do que, em 1801, se tornaria o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Saudações cordiais !!!
“… e atendendo o desejo do príncipe e de sua corte, funda a 1ª Loja Maçônica “escocesa” em território francês. Através de sua liderança, as Lojas conhecidas como “escocesas” rapidamente se proliferam na França.”
Kennyo,
Essas lojas fundadas por Charles Radclyffe e cia, já trabalhavam com o RITO DE HEREDOM ou o mesmo apareceu depois???
TFA
Kennyo Ismail – Essas primeiras Lojas foram o embrião do Rito de Heredom. Ele passou a ser desenvolvido daí.
Kennyo,
Duas questões rápidas:
1. Tem um “typo” na parte que diz: ‘Conde e melhor amigo do pretendente ao trono, James III, “The Od Pretender”, acompanhado de seu irmão Charles Radclyffe’, perceba que é “The Old Pretender”, de cara pensei que fosse Odd, depois vi que era Old e Youg Pretenders. 😉
2. Tens como lembrar e citar a biografia de onde foram tiradas estas informações, seria bastante esclarecedor aos que estudam a história da Ordem, mesmo que este material esteja em língua estrangeira.
Obrigado e Parabéns pelo belíssimo blog!
Kennyo Ismail – Lucas, 1 – obrigado pela observação. Houve um erro de digitação que já foi corrigido. 2 – Envie-me por favor um e-mail em pvt para que eu passe a lista da bibliografia.
Saudações!
Gostaria de saber se tens publicado artigo sobre o Rito Escocês Retificado.
Kennyo Ismail – Ainda não!
Kennyo, parabéns pelo trabalho.
Como o Lucas gostaria de receber a bibliografia que originou esse trabalho para fins de pesquisa sobre a ordem.
Kennyo Ismail – Obrigado, Edson. Tenho um livro publicado sobre o tema, em que fica mais fácil consultar as referências para cada trecho: ORDEM SOBRE O CAOS. Outra opção é, no caso de ser membro do SC33, consultar as referências dos meus artigos sobre o tema, publicados nas edições 37 (2015) e 38 (2016) da revista Astréa.
Bom dia, gostaria de conteúdo bibliográfico caso seja possível hehe, seria de grande valia pois estou realizando estudos aprofundados sobre o REAA.
E-mail: guilhermelisboaleite@outlook.com
Desde já agradeço.
Kennyo Ismail – No livro ORDEM SOBRE O CAOS, vai encontrar longa lista de referências a respeito.
No texto, há a citação de que o rei da Escócia, Jaime VI, foi iniciado na loja Perth and Scone, na Escócia. Mas, como pode ser isto, se a maçonaria foi fundada em Londres, em 1717 ? Ou seja, 116 anos depois.
Kennyo Ismail – Partindo do seu raciocínio, de que a Maçonaria somente começou naquela suposta data de 24/06/1717… Não existia maçons e lojas antes dessa data? Então como existia quatro lojas para fundar aquela primeira Grande Loja? Quando elas foram fundadas? Quando foram iniciados os maçons que a fundaram em 1717 e quem os iniciou? Ou foi nesse mesmo dia que eles, sem serem iniciados, inventaram os rituais, inventaram lojas, fundaram a Grande Loja e iniciaram eles a si mesmos? Basta uma breve reflexão sobre o assunto para você perceber que essa resposta pronta, “fundada em Londres, em 1717”, está equivocada.