Publicado em

REAA: ALGUNS MITOS

MITO – Frederico II, Rei da Prússia, escreveu a Constituição do Rito Escocês em 1º de Maio de 1786.
Seria uma história interessante se Frederico II, o Grande, não tivesse se afastado de todas as atividades maçônicas em 1777 e não estivesse acamado e demente de Fevereiro de 1786 até o dia de sua morte. Essa estória de que o Rei da Prússia, Frederico II, ratificou a Constituição do Rito Escocês em 01/05/1786 é apenas uma invenção, provavelmente de Frederico Dalcho. Dalcho era maçom em Charleston, membro do Rito Escocês, tendo participado ativamente da fundação do Supremo Conselho REAA Jurisdição Sul dos EUA (1º do mundo) e seu pai tinha sido Oficial do reinado de Frederico, o Grande.

MITO – A cor do REAA é púrpura.

Apesar de alguns autores, como Castellani, terem declarado que a cor principal do REAA é a cor púrpura, a cor oficial é a cor VERMELHA. Mesmo a águia bicéfala sendo ilustrada geralmente na cor púrpura, a cor vermelha foi formalizada como oficial para o Rito Escocês no Congresso de Lausanne, em 1875. Algumas decisões desse Congresso foram posteriormente denunciadas por alguns Supremos Conselhos do REAA, porém, essa questão permaneceu intacta.


MITO – A cor do REAA é vermelha porque era a cor dos Stuarts.

Essa é uma das mentiras mais divulgadas por alguns escritores maçons. Talvez eles sejam daltônicos, pois a verdade é que o Brasão dos Stuarts é Azul e Amarelo, e recebeu apenas uma borda vermelha no Escudo quando de seu primeiro reinado, na Escócia.
A cor vermelha do REAA tem forte relação com a Revolução Francesa, que teve seu lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” adotado pela Maçonaria, e tinha no Vermelho a cor da Liberdade, tendo como símbolo maior o barrete vermelho dos republicanos franceses, que se tornou com o tempo um emblema da democracia.
MITO – Os aventais de Mestres Maçons no REAA devem ser azuis.
Dessa vez eu terei que dar o braço a torcer: quem usa os aventais corretos de Mestre no REAA é a COMAB. Conforme registrado no já citado Congresso de Lausanne, os aventais são brancos, orlados de vermelho, com as letras M e B inscritas também em vermelho ao centro. Quando do surgimento das GLs no Brasil, em 1927, adotou-se o avental azul por influência da Inglaterra e dos EUA. Então o GOB, seguindo a moda ditada pelas GLs, abandonou o avental vermelho no ano seguinte.

Como exemplo, podemos utilizar o Estado Americano de Louisiana, que foi território francês até 1803, quando os EUA o comprou da França por 15 milhões de dólares. Há 10 Lojas Simbólicas em Louisiana que trabalham no REAA porque foram fundadas no século XVIII pelos franceses. São algumas das pouquíssimas Lojas Simbólicas que trabalham no REAA em todo os EUA. Essas Lojas funcionavam desde antes da chegada da maçonaria no Brasil, e apesar de hoje também adotarem os paramentos azuis (por questões de confecção, fornecimento, padronização e para não destoar do termo “Blue Lodges”), possuem registro e conhecimento de que os paramentos eram originalmente vermelhos.

11 comentários sobre “REAA: ALGUNS MITOS

  1. Ola,qdo-vc-diz"São algumas das pouquíssimas Lojas Simbólicas que trabalham no REAA em todo os EUA",quer-dizer-que-hj-nos-EUA,sao-poucas-Lojas-Simbolicas-que-trabalham-no-REAA?A-maioria-trabalha-no-Rito-York?O-REAA-nos-EUA-e-mais-presente-em-Lojs-de-Perficao?
    T.'.F.'.A.'.
    Jean

  2. Meu Irmão Jean,
    Sim. Nos EUA há dezenas de milhares de Lojas Simbólicas (Blue Lodges). Dessas, há em torno de apenas 24 Lojas Simbólicas que trabalham no REAA, 10 delas se localizam no Estado de Louisiana, por conta da colonização francesa que houve lá. Todas as demais Lojas Simbólicas trabalham no Rito de York, utilizando geralmente os Rituais de Webb. Alguns poucos lugares adotam o de Duncan. O REAA nos EUA se resume aos Graus Superiores, 4 ao 33.
    TFA,
    Kennyo Ismail

  3. Buenas meu Ir.'.
    Por que você disse que "Agora tenho que dar o braço a docer"
    A COMAB, na sua opinião é errada??
    Desculpe-me mas foi o que percebi.

    TFA
    Robson melo

    1. Não, ele disse justamente o contrário, ele dá o braço a torcer por não ser da COMAB, mas afirma que o modelo da COMAB é o correto.

  4. Meu Irmão Robson, está desculpado.
    Talvez eu não soube me expressar bem até porque, por ser um blog, eu procuro escrever pouco pra não ficar muito extenso. Mas na verdade o que quis dizer é que eu, como um Mestre Maçom do REAA que usa o avental azul celeste com rosetas, tenho que dar o braço a torcer que quem usa o avental certo é a COMAB: orlado de vermelho com as letras M e B.
    TFA,
    Kennyo Ismail

  5. ok!!
    TFA
    Robson

  6. Confirmando o que escrevemos em outro comentário aqui postado,gostamos de ler a “Derrubada de Mitos” Não por puro espírito contraditório mas por crer que a luz não é previlégio das “cotas” e sim a por encerrar em si mesma a razão de ser e iluminar o seu derredor e qualquer anteparo que a obscureça,qualquer venda que a impede que ela cumpra o seu papel ,deve ser removida.
    Parabens

    SSS

    JATeixeira

    TFA Adonhiramita

  7. Nas lojas de O Direito Humano que praticam o R.’.E.’.A.’.A.’. os MM.’. MMaç.’. usam aventais na cor vermelha como na ilustração acima, mas acrescidos de um bordado em vermelho na abeta mostrando a tradicional esquadro e compasso. Parabéns Ir.’. Kennyo pelo ótimo trabalho em seu blog.
    Um T.’. F.’. A.’.
    Jeferson Lopes
    A.’.R.’.L.’.M.’. Hórus Nº652 “Le Droit Humain”
    Or.’. de SP

  8. Ir. Kennyo, pesquisando sobre o “samba do maçom doido” que é o REEA do GOB achei que a con formação das lojas é das lojas capitulares. A loja simbólica do ritual francês de 1804 não teria o desnivel entre oriente e ocidente sendo igual às do RU e USA.. E a tradição de mestres instalados sentarem lá em cima no oriente é para o VM não ficar sozinho. Aquelas cadeiras no or. seriam destinadas aos cavaleiros kadosh. É procedente isso?

  9. Parabéns mano. Espero ver mais derrubadas de mitos, para que a Luz da Verdade prevaleça entre os maçons brasileiros.

  10. Bem observado sobre a cor do Avental da COMAB. Só que algumas lojas estão usando um avental “peculiar”. Alem do “MB” eles tem as “rosetas”!, rs. Inclusive estou vendo isto em diversos sites de vendas de produtos maçônicos.

    Imagino que estejam colocando coisas demais nos aventais, rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *