Publicado em

REAL ARCO ou ARCO REAL???

Em resumo e de forma simplista: Real Arco é EUA, e Arco Real é Reino Unido.

REAL ARCO possui 04 graus: Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco. Eles são graus sequenciais concedidos em um Capítulo de Maçons do Real Arco, ou seja, você necessita ingressar no grau de Mestre de Marca, e galgar grau a grau até se tornar um Maçom do Real Arco.

ARCO REAL é apenas um grau, também conhecido como “Sagrado Arco Real”, concedido a Mestres Maçons e considerado pela GLUI como um “grau paralelo”. A Inglaterra também possui o grau de Mestre de Marca, também independente e considerado “paralelo”. Enfim, no sistema inglês você pode ser Maçom do Arco Real sem ser Mestre de Marca.
Reconhecimento:
O Real Arco Americano e o Arco Real da Inglaterra e da Escócia se reconhecem e se relacionam, enviando representantes aos principais eventos um do outro, e concedendo títulos honoríficos. Um Maçom do Real Arco (EUA) pode assistir reuniões de Mestre de Marca (UK) e do Sagrado Arco Real (UK). Um maçom do Arco Real inglês pode ir à uma reunião do Real Arco americano, porém, não poderá assistir as reuniões dos graus de Past Master e Mui Excelente Mestre, e só poderá assistir reunião de Mestre de Marca se ele possuir o grau inglês correspondente.

10 comentários sobre “REAL ARCO ou ARCO REAL???

  1. Mano Kennyo,

    um maçom do Arco Real inglês, se ele quiser adentrar no Conselho dos Maçons Crípticos, o fato de ser do Arco Real e correlato com o Real Arco Americano o habilita a adentrar? Ou ele vai precisar galgar os graus do Capítulo, um por um, para ser um Maçom “Roxo”?

    Abraço!

    Kennyo Ismail – Mano Henri, depende de onde. Ao contrário de outros graus que possuem diferentes versões em diferentes lugares, os graus crípticos são fundamentalmente norte-americanos. Os graus crípticos existentes na Inglaterra foram levados dos EUA para lá. Entretanto, os graus crípticos têm forte relações com, por exemplo, o grau de Mui Excelente Mestre, presente no Real Arco americano e inexistente no Arco Real inglês. Por conta disso, os graus crípticos na Inglaterra possuem, além do Mestre Real, do Mestre Escolhido e do Super Excelente Mestre, uma versão reduzida do grau de Mui Excelente Mestre, de forma que os graus possam ser melhor compreendidos. Isso porque apenas o Arco Real inglês é praticado na Inglaterra. No caso do Brasil, em que coexistem Real Arco americano e Arco Real inglês, a Maçonaria Críptica que aqui se instalou é a versão americana, sem o Mui Excelente Mestre. Por esse motivo, no Brasil um maçom do Arco Real inglês deve passar pelos quatro graus da versão americana do Real Arco antes de ser aceito nos graus crípticos.

  2. Irmão kennyo,

    Real Arco e Arco Real não seriam escritos em inglês do mesmo modo, isto é, Royal Arch?
    Como identificamos na Língua Inglesa as diferenças ao dar uma “googlada”?
    Vejo algumas Grandes Lojas no Brasil fazendo o tal do Arco Real Sagrado ou Real Arco Sagrado do Emolation Working, confundindo novamente com o verdadeiro Webb Monitor.

    Kennyo Ismail – Irmão Osvaldo. Sim, Royal Arch, seja o inglês, o americano, o escocês ou o irlandês, todos se escrevem em inglês da mesma forma. No Brasil, optou-se por diferenciar exatamente para evitar confusões.

  3. Prezado Irmão Kennyo,

    Em média, quanto tempo levaria um irmão para galgar todos estes graus (4) até atingir o Arco Real? Obrigado

    Kennyo Ismail – Em média, onze a doze meses.

  4. Grande Kennyo,

    Como posso encontrar algum capítulo Arco Real Inglês na região de Ribeirão Preto/SP?

    Kennyo Ismail – Há os capítulos ligados à GLESP e os ligados à ACAM do GOB. Sugiro que entre em contato com uma dessas obediências conforme sua filiação maçônica ou afinidade.

  5. Prezado Irmão Kennyo,

    no texto você afirma que o sistema americano possui 04 graus: Mestre de Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco e ainda que ARCO REAL é apenas um grau. Quais seriam os outros graus do sistema inglês? Qual seria a ordem a ser seguida? Sou obreiro de uma loja que pratica o Ritual de Emulação, ou seja, o sistema inglês e gostaria de adentrar nos graus complementares, porém, antes, gostaria de saber o caminho a ser percorrido. Obrigado.

    Kennyo Ismail – Meu Irmão Otaciano Júnior, o sistema inglês tem uma série de ordens de aperfeiçoamento, que não são propriamente sequenciais, como nos ritos, mas que exigem diferentes pré-requisitos. Antes de todas, o recomendado é que, como um adepto do trabalho de Emulação, busque ser exaltado ao Arco Real, que, no sistema inglês, faz parte do simbolismo, como uma espécie de apêndice do grau de Mestre.

  6. Caro Irmão Kennyo.

    Sou membro de uma loja simbólica do REAA ligada a GLESP, gostaria de saber se como membro da GLESP posso ingressar em uma loja do Real Arco ligada ao GOB, mesmo sendo potencias diferentes?

  7. Real Arco é mais completo que Arco Real? Porque fazer?

    Kennyo Ismail – O Real Arco possui quatro altos graus. O Arco Real é um apêndice de grau. Recomenda-se aos irmãos que buscam mais luz na Maçonaria, seja no sentido moral como no alegórico. Isso porque, alegoricamente, o grau de MM termina com a palavra perdida e o templo inacabado. E todo Irmão deveria encontrar a palavra e participar da conclusão do templo que ajudou a construir. Evidentemente que isso vem carregado de simbolismo e ensinamentos.

    1. Na Emulação não há graus filosóficos, o Maçon está completo ao atingir o 3 Grua. Já no REAA ou no Your ou Adonamitha ou Egipcios, existem esses graus os filosóficos. Alguns da Emulação migram ao Arco Real que é um apêndice (não obrigatório) para aprofundar, já que no rito de emulação não se aplicam os graus filosoficos.

  8. Mano Kennyo: equiparação de Graus de um rito para outro Cavaleiro Templário equivale a que Grau do REAA?

    Kennyo Ismail – Na teoria, equivale a nenhum. Seria como equiparar graduação em Engenharia com graduação em Direito. São cursos distintos. TFA.

  9. Caro Ir ∴ Kennyo,

    O 2o Landmark preceitua que a Maçonaria Simbólica em três graus é um Landmark em sí. Ainda cita os esforços do “daninho espírito inovador” em alterar isso. Todavia, a então Grande Loja da Inglaterra, em 1813, inclui o Real Arco, violando este landmark. Nesse sentido, o Real Arco deveria ser contemplado nas Lojas Simbólicas?

    Kennyo Ismail – 2o. Landmark de quem? De Mackey? São de 1863. Meio século posterior à fusão que deu origem à GLUI, que nunca adotou e nunca adotará os Landmarks de Mackey. Contudo, isso não muda o fato de que a GLUI, em sua constituição, declarar que a Maçonaria Antiga é composta, de fato, por apenas três graus. E que, na visão dela, o Arco Real faz parte do terceiro grau, como um apêndice, não sendo um grau per si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *