Os chamados “ritualistas” deveriam defender os rituais, e não modificá-los. Infelizmente, não é isso que acontece. Tanto os antigos rituais do Rito Escocês, como os do Rito de York, e aqueles que derivam desses, têm claramente as Colunas no lado interno do templo. Aqueles que defendem as Colunas no lado externo, ou seja, no átrio, não se baseiam nos rituais maçônicos, e sim na descrição bíblica. São como radicais religiosos, interpretando as Escrituras Sagradas ao pé da letra e exigindo o cumprimento daquela interpretação como uma verdade absoluta. Simplesmente não entenderam que o templo maçônico definitivamente NÃO é o Templo de Salomão, possuindo inclusive símbolos de outros povos e épocas posteriores, como as Ordens Arquitetônicas comentadas anteriormente. Se quiserem colocar as colunas do lado de fora do templo, deveriam colocar também o “Mar de Bronze”. Já que defendem que o nosso Altar dos Juramentos representa o Altar do Holocausto, deveriam tacar fogo nele e colocar no Átrio também. A festa estaria completa, com a Bíblia seguida à risca e o Templo sem Altar e sem Colunas. Isso poderia ser qualquer coisa, menos um templo maçônico.
AS COLUNAS SÃO DENTRO OU FORA DO TEMPLO?
Alguns “ritualistas de plantão” não irão gostar, mas vamos lá:
Deve-se ter em mente que o templo maçônico não é uma “réplica” ou uma “miniatura” do Templo de Salomão. O templo maçônico na verdade é “simbolicamente inspirado” no Templo de Salomão. Vejamos: Por um acaso, nossos templos possuem o altar do holocausto com fogo? Os dez castiçais? As 400 romãs? A mesa de ouro para pães? Vasos, bacias, colheres, varais e véus? Decoração com querubins, palmeiras e flores?
Já o Templo de Salomão, tinha tronos para Primeiro e Segundo Vigilantes? Esquadro e Compasso? Sol e Lua? Colunetas de Ordens de Arquitetura GREGAS? Colunas Zodiacais (REAA)? Maço e Cinzel, Nível e Prumo?
Fica evidente que o templo maçônico não é uma cópia do Templo de Salomão, recebendo apenas inspiração do mesmo. Essa inspiração está presente, por exemplo, na orientação do Templo em Oriente, Ocidente, Norte e Sul; nas Colunas J e B, no Mar de Bronze (presente em alguns Ritos).
Sendo o templo maçônico um templo simbólico, seus símbolos devem estar, antes de tudo, visíveis, para que sirvam de ensinamento àqueles que no templo estão. Ora, as colunas J e B são os símbolos fundamentais de um templo maçônico, referência para os Aprendizes e Companheiros, presentes inclusive em seus ensinamentos.
Excelente post.
É comum ver discussões sobre essa comparação do templo maçônico com o Templo de Salomão, alguns ainda dizem que o templo maçônico é uma réplica do parlamento inglês, qual sua opinião?
TFA
ARLS 'Jacques DeMolay nº33 – GLMEES
Meu Ir., alguns conseguem enxergar similaridades entre os templos ingleses e a Camara dos Comuns, devido ao elevado de degraus da Presidencia da Casa, a posiçao do líder da oposiçao, as duas portas laterais dos lobbies, a posiçao da mesa da casa, os acentos dispostos lateralmente, etc. Já no caso da Casa dos Lordes nao se ve tanta similaridade. Por conta da história da Maçonaria Inglesa, essa relaçao nao é impossível, merecendo melhor atençao e pesquisa. Obrigado.
TFA
Excelente post meu Ir.'.
Excelente blog tb, cheguei aqui por intermédio de um link no http://www.deldebbio.com e já o adicionei nos meus favoritos.
Posso sugerir um post sobre a disposição das colunas, em continuidade e este aqui? J – B ou B – J ? Rs
TFAbrax
Meu Irmão João, seja bem vindo! Numa próxima oportunidade publicarei algo sobre o tema por você sugerido. Muito obrigado.
TFA,
Kennyo Ismail
Prezado Ir.'. Kennyo, Excelente, arquivo, corroborando a qualidade de todos os publicados. Ressalto apenas, que no Rito Moderno – GOB – as colunas estão no interior do Templo, além de serem invertidas.
TFA
Nelson Santos
ARBLS José Alvares Maciel 1652
Meu Irmão Nelson, muito obrigado pelas palavras e pela colaboração.
TFA,
Kennyo Ismail
Excelente tema!…realmente existem os inventores de rituais que procuram de qualquer forma modificar para tumultuar a mente dos Livres Pensadores. A Maçonaria está contida no seu simbolismo através dos tempos. Portanto, as Colunas dentro de Templo, além de embelezar, tráz ensinamentos preciosos.
Manoel Nelson Mendes – M:.I:.
A:.R:.L :.S:. “Mestre Hiram nº 11”
Orriente de São Mateus-ES
ir.’. kennyo, bom dia.
gostaria de saber qual a verdadeira ordem das colunas, B e J ou J e B.
tem buscado essa resposta em alguns rituais de diferentes obedienças mas nenhum com fundamento historico.
desde ja agradeço
TFA
Cristiano Campos
Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Cristiano, depende. Depende se você está falando do Templo de Salomão ou de Templo Maçônico, e de qual Rito está falando. Tudo depende também da sua visão ontológica sobre a Maçonaria. Numa visão positivista, existe uma forma correta e as demais estão erradas. Numa visão não-positivista, todas as formas podem ser corretas se possuirem justificativas coerentes.
Respeitando a opinião de todos e esperando que a nossa seja refletida, afinal o objetivo é o de contribuir para o enriquecimento cultural de todos nós!
As Colunas B e J vem de Tradições muito antes do Templo de Salomão, de uma Ordem conhecida, no ocultismo, por Ordem dos Traichus Marutas, portanto sua origem não vem da construção do Templo de Salomão. Por sinal a posição das colunas naquela Ordem era J e B, como no Rito Moderno.
Naquela Ordem, tais colunas têm um significado além do que conhecemos na Maçonaria. Está ligada ao Poder Temporal e ao Poder Sacerdotal (Espada e o Báculo), aliás isso, embora percebido por pouquíssimos Irmãos que são investidos nesse Grau, é ilustrado na comenda do REAA, Grau 33º, sobreposto aos três triângulos entrelaçados. Mais isso já outro assunto!
Ainda, naquela Ordem, essas colunas têm sua representação física, a exemplo de um tríade governamental, em nosso caso, a Maçonaria, o Venerável Mestre e seus dois Vigilantes.
Agora falando sobre o tema com relação a nossa Ordem:
Quando falamos em Colunas J e B ou B e J, temos que considerar que estamos falando de Colunas Vestibulares. Portanto, Vestibular é aquilo que dá acesso a um local. Nesse entendimento, não poderia estar dentro do templo, pois para dar acesso deverá estar sim, do lado de fora.
A utilização das Colunas do lado de fora não se trata de copiar o Templo de Salomão e sim de as mesmas serem COLUNAS VESTIBULARES.
Esperamos ter contribuído com o seleto grupo de Irmãos que acessam esse site, também, esperando que nossas considerações sejam analisadas e refletidas.
Estamos abertos às considerações!
Feitosa
Editor da Revista Maçônica Arte Real.
Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Feitosa, é claro que sua opinião será publicada e respeitada. Só creio que seja correto deixarmos claro aos demais leitores que você está se referindo a uma ordem cuja existência não é comprovada historicamente, defendida por ocultistas que creem em salamandras e em Agartha, o qual seria um reino no submundo, situado no centro da Terra, também não comprovado historicamente e algo impossível pela ciência atual.
Você está totalmente correto sobre as Colunas serem “vestibulares”, dando acesso ao local. É por isso que elas devem ficar junto à porta. Mas isso nenhuma relação tem com ficar de dentro ou de fora. Serem colunas vestibulares significa que estão juntas à porta de acesso, e é onde elas exatamente estão, independente de Rito. A palavra “vestibular” não colabora em nada com a teoria de que devem ficar fora. Nesse sentido, o argumento de copiar o Templo de Salomão seria mais plausível, apesar de também aberto a severos argumentos contrários. Obrigado pela colaboração na discussão do assunto.
Só para pabenizar os IIr.’. sobre as intelectuais apresentações de cada um, referente a essa dúvida.
TFA.’.
http://www.uniaoepaz.com.br
Kiko.’.
aro Ir.’. elas devem ficar soltas no Templo ou elas deveriam ter o mesmo formato das 12 CCol.’. Zodiacais e as Duas CCol.’. que sustentam o dossel do V.’. M.’., mesmo pq na posição que elas se encontram servem somente como um adorno em Loja. Se elas estivessem coladas em sua metade junto as paredes (Norte e Sul) iguais as outras CCol.’. (Zodiacais e as que sustentam o Dossel) ao meu ver estarião mais significativas e em sua ordem funcional de Coluna.
Kennyo Ismail – Entendi seu raciocínio, Leonardo. Realmente as Colunas J e B não são colunas de sustentação.
S.: F.: U.:
O que percebo em maçonaria é que de vez em quando aparecem alguns donos de maçonaria, lojas ou potencias; subestima a inteligencia dos irmãos e saem com cada besteira. tipo mudarem as posições das colunas da loja botam e tiram sinais ao seu bel prazer e por terem sidos eleitos e nomeados para cargos “muitas vezes sem preparo algum” inventam absurdos, muitos estão com idades avançadas não se sentem mais uteis; em suas casas seu familiares nem lhe dão mais atenção por lhes achar um idoso chato, aí; em loja querem extravasar suas frustrações com invenções ate grotescas; e nós temos que engolir k esses pseudos maçonologos de plantão.
Frank Sinatra Souza 33º
Ven.: Mestre
Arls Cavaleiros do Capibaribe 3795 Gob-Gope
Fico feliz qd alguém abre uma discussão assim.
Ninguém é dono da verdade, mas estudando vamos encontrando respostas p td.
Concordo com o irmão. As colunas seriam mais a alegoria?se assim for, realmente terá que ficar dentro do Templo para melhor ilustração do aprendizado, talqual, a corda, esquadro e compasso……e etc
S
Como ficar entre colunas se elas estiverem fora do templo?
Entre Colunas significa ficar entre as colunas do Norte e do Sul, não entre B em ou J B. Salvo engano.
Kennyo Ismail – Sim. É engano.
Muito bem colocadas e fundamentadas as premissas para chegar a conclusão apresentada. Parabéns pelo artigo.
Gostaria de saber se quando o 1º Diácono recebe a palavra sagrada do Venerável e leva ao 1º Vigilante, se nessa caminhada ele deve passar por entre as colunas J e B ou deve passar entre o trono do 1º Vigilante e a coluna B?
Alguns afirmam que a porta simbólica do templo está entre as colunas J e B e que se o 1º diácono passar entre as referidas colunas estará saindo do templo.
Parabéns pelo artigo e muito obrigado.
Boa tarde meu irmão Kennyo,
É com grande satisfação que uso seu blog como ferramenta de pesquisa nos meus estudos pois nota-se uma visão mais “sóbria” da maçonaria e, portanto, mais racional. O uso da razão em épocas tenebrosas foi justamente o que desde cedo me atraiu à Maçonaria.
Fica aqui meus agradecimentos e, se um dia estiver em Fortaleza-CE, dê noticias que faço gosto de ir à seu encontro para um TFA.
Alexandre Sampaio.
M:.M:. Direito e Liberdade nº13 – GOCE
Kennyo Ismail – Meu Ir.´. Alexandre, obrigado pelas palavras de apoio. Espero ir em breve a Fortaleza. TFA.
Irmão Kennyo !
A respeito das colunas no Ritual de Emulação, ficam dentro da Sala da Loja, e qual seria ordem das mesmas olhando do Oriente para o Ocidente?
Kennyo Ismail – Terrestre à direita.
Boa explanação sobre as duas colunas, meus parabéns por frisar que as mesmas devem ficar dentro da sala da loja. Más ao meu ver elas simplesmente são alegóricas para estudos simplesmente representativa de dualidade desta forma elas tem realmente que ficar tanto dentro da sala como também em nossas mentes dentro do verdadeiro templo que somos nós!
Gostaria de parabenizar nosso grande Irmão Kennyo pela escolha do tema para discussão. Tenho quase 30 anos de maçonaria e sempre houve difuculdade para conseguirmos dirimir algumas dúvidas tendo em vista a falta de embasamento teórico das discussões e dos escritos macônicos. Hoje os estudos maçônicos são prova viva da importância da metodologia científica até para nós que vivemos de repassar o conhecimento por “osmose” (rsrs). Parabéns mais uma vez e continue esse seu trabalho que muito nos ajuda e nos auxilia. Abraço fraterno.
Loja Maçônica Mensageiros da Paz Nº 01
GOBA Grande Oriente da Bahia