Publicado em

ATRAVESSANDO AS COLUNAS

As Colunas J e B estão presentes na decoração de praticamente todos os templos e salas de loja maçônica do mundo, seja fisicamente ou, pelo menos, em ilustração.

Apresentadas de diferentes formas e em diferentes lugares, os significados dos elementos que as compõem e as razões de suas apresentações, de certo modo distintas das descrições bíblicas, costumam gerar dúvidas a muitos maçons.

Sendo, junto de outros como o esquadro e o compasso, a pedra bruta e a polida, o pavimento mosaico e a estrela flamígera, um dos elementos simbólicos mais comuns à Maçonaria Universal, é de fundamental importância que seu estudo seja estimulado, de forma que o entendimento a respeito ultrapasse o conhecimento raso de apenas saber seus nomes e lugares em loja.

Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.

2 comentários sobre “ATRAVESSANDO AS COLUNAS

  1. Um trabalho muito bom, instrutivo e agradável de se ler, tanto pela parte estruturalmente organizada do artigo como pelo estilo didático do autor. Parabéns!

    Desculpe pelo pedantismo de minha parte, mas quero fazer uma pequena ressalva no seu artigo: Boaz foi na verdade o trisavô de Salomão e não avô (Boaz, pai de Obede; Obede, pai de Jessé; Jessé, pai de Davi; e Davi, pai de Salomão). Se a ideia era apenas apontar Boaz como um ancestral de Salomão, desconsidere a minha observação.

    TFA

  2. Muito bom texto! muito obrigado meu Irmão. Fico pensando como seria bom um REAA padronizado por uma espécie de Emulation Lodge of Improvement !
    TFA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *