Publicado em

EFEITO BORBOLETA NA MAÇONARIA: o caso de Dutty Boukman

Efeito Borboleta é um fenômeno previsto na Teoria do Caos que acabou ganhando popularidade, sendo interpretado como se o simples bater das asas de uma borboleta pudesse desencadear uma série de acontecimentos que provocasse uma tempestade do outro lado do mundo. Esse é o cerne da Teoria do Caos, que compreende que mesmo os sistemas mais deterministas são imprevisíveis a longo prazo, frente a uma ínfima diferença nas condições iniciais, tornando-se caóticos.

É como se eu dissesse que o sacrifício de um porco, numa floresta de uma ilha do Caribe, conduzido por um Sacerdote Vodu, em agosto de 1791, desencadeou uma série de acontecimentos que mudou a Maçonaria em todo o mundo. Bizarro, né? Pois foi exatamente o que aconteceu…

Para ler o artigo, CLIQUE AQUI.

3 comentários sobre “EFEITO BORBOLETA NA MAÇONARIA: o caso de Dutty Boukman

  1. Esta borboleta também alterou o Vodu de forma drástica .
    O Vodu teve contato com a maçonaria e incorporou na sua ritualística diversos símbolos, atos, palavras de passe, sinais, e a base filosófica.
    Se compararmos o Vodu das Américas com o Vodu africano, teremos a impressão de que quase não há relação.
    Obrigado pelas informações condensadas Estimado Irmão.
    T.F.A

  2. Belo texto, Ir. Kennyo, mas também não deixa de ser irônico que Dutty Boukman estava lutando contra a escravidão e pela independência de seu povo, ideais maçônicos, enquanto Grasse-Tilly estava do lado oposto…

  3. A beleza do efeito caotico do movimento da borboleta ao bater as azas é que no sacrificio de um porco, ao contrario de eliminar o porco, pela imprevisibilidade dos atos que surge no sacrificio, acontece algo que podemos chamar de paradoxo. Neste caso na morte surge uma nova vida, um novo ser, e isto ira pelo efeito borboleta, surgir varios outros acontecimentos causado pelo novo que nasceu ao morrer primeiro.

    Paradoxo; o nascimento pela morte.!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *